VÍDEO: Armadilhas fotográficas registram temperatura de 73 °C em meio a incêndio no Pantanal

Com a intensidade do incêndio, as câmeras do projeto Onçafari ficaram derretidas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imagens registradas pelas armadilhas fotográficas
Imagens registradas pelas armadilhas fotográficas (Divulgação, Onçafari)

Câmeras de monitoramento do projeto Onçafari capturaram o momento exato em que um incêndio se propagava pelo Pantanal, elevando a temperatura a 73 °C. O registro ocorreu por meio de armadilhas fotográficas instaladas para registrar animais da fauna local.

Devido à intensidade do fogo, as câmeras derreteram, mas a ONG conseguiu recuperar o cartão de memória. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a bióloga e guia do Onçafari, Natália Cará, explica que as chamas se propagaram em cerca de três minutos e atingiram as câmeras, uma delas parou de gravar imagens quando o fogo se aproximou, mas flagrou o momento em que a temperatura atingiu 73°C.

“Quando o fogo chegou, tivemos que correr para retirar as câmeras a tempo. Conseguimos recuperar a maioria, mas três estavam em uma área onde o fogo chegou de repente e elas derreteram. Conseguimos recuperar duas delas”, disse.

As imagens também mostram animais passando pelo local dias antes do fogo consumir a vegetação. Após o incêndio a ONG voltou a instalar armadilhas fotográficas no local.

O incêndio ocorreu em fevereiro deste ano, mas as imagens só foram divulgadas neste sábado (14).

Confira o vídeo registrado armadilhas fotográficas:

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.