Será que vem chuva? Previsão indica tempestades isoladas em MS

Apesar do ameno, chuva deve ser registrada apenas na região sul do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
ana
Fumaça intensa na cidade (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Cidades da região sul e oeste de Mato Grosso do Sul devem registrar tempestade nesta sexta-feira (20). A previsão indica chuva acompanhada com raios e rajadas de vento. Entretanto, a maior parte do Estado enfrenta altas temperaturas, com máxima de 42°C.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), essa mudança no tempo deve acontecer devido ao avanço de uma frente fria oceânica, em combinação com o deslocamento de cavados na atmosfera e o transporte de calor e umidade. Embora a probabilidade de chuva seja alta, não se espera uma queda significativa nas temperaturas, apenas uma leve diminuição nas máximas.

Contudo, boa parte do Estado continua enfrentando baixa umidade do ar e altas temperaturas. Campo Grande, com baixa chance de chuva, amanhece com mínima de 25°C e alcança 35°C no horários mais quentes. Dourados tem mínima de 18°C e máxima de 37°C.

Em Ponta Porã, com chance de chuva, a mínima é de 17°C e máxima de 37°C, com possibilidade de muitas nuvens e pancadas de chuva. Assim, Iguatemi também deve ser chuvosa hoje, com mínima de 18°C e máxima de 36°C.

Já a região pantaneira, norte e Bolsão terão as maiores temperaturas do dia. Corumbá amanhece com mínima de 24°C e a máxima chega a 41°C. Em Coxim, a mínima é de 26°C e a máxima de 42°C. Em Paranaíba, a máxima chega a 41°C, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Nessas áreas, a umidade relativa do ar está em nível de alerta para incêndios florestais e à saúde, variando de 10 a 30%. Portanto, a recomendação é ingerir bastante água.