Semana com extremos: Umidade do ar despenca para 5% e calor deve ultrapassar 41°C
Previsão indica que chuva permanece escassa em todo o Estado
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A semana será de extremos em Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima da média e umidade relativa do ar despencando para 5%. A partir desta segunda-feira (9), os termômetros podem ultrapassar os 41°C.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o sol será protagonista, com variação de nebulosidade. As temperaturas máximas devem variar de 38 a 42%.
A previsão indica a continuidade do tempo firme com sol e poucas nuvens no estado de Mato Grosso do Sul. Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que atua como um bloqueio atmosférico, inibindo a formação de nuvens, favorecendo o tempo quente e seco no Estado.
Durante o período da tarde, a umidade relativa do ar fica muito baixa, em torno de 5 e 20%. Por isso recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidificar os ambientes. Além disso, as condições meteorológicas previstas, de tempo quente e seco, tornam o ambiente atmosférico favorável para a ocorrência de incêndios florestais.
Em relação às temperaturas, até a quarta-feira (11), as temperaturas estarão estáveis e acima da média. Sendo previstas mínimas entre 18 e 23°C e máximas entre 35 e 39°C para as regiões sul, sudeste, bolsão e leste do Estado.
Nas regiões pantaneira, sudoeste e norte esperam-se mínimas entre 20 e 27°C e máximas entre 38 e 42°C. Em Campo Grande, mínimas entre 22 e 24°C e máximas entre 36 e 39°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Já na quinta-feira (12), a previsão indica tempo firme com sol, porém com aumento de nebulosidade, principalmente na metade sul e oeste do Estado. Essa situação ocorre pela aproximação de uma frente fria, aliada à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.
Em relação às temperaturas, são previstas mínimas entre 21 e 24°C e máximas entre 34 e 39°C para as regiões sul, sudeste, bolsão e leste do Estado. Nas regiões pantaneira, sudoeste e norte esperam-se mínimas entre 22 e 27°C e máximas entre 35 e 40°C. Em Campo Grande, mínimas entre 23 e 25°C e máximas entre 35 e 37°C. Os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40 e 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Frente fria
O fim de semana terá dois dias de ameno, com mudanças no tempo devido ao avanço de uma frente fria aliada ao intenso transporte de calor e umidade, com a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai.
Estes sistemas meteorológicos deverão favorecer aumento de nebulosidade, probabilidade para chuvas e queda nas temperaturas, com destaque para as regiões sul, sudeste, central, sudoeste e oeste do Estado.
Notícias mais lidas agora
- Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
Últimas Notícias
Programa pretende facilitar regularização fundiária de 5 mil famílias em MS
Programa regulariza ocupações, geralmente de baixa renda
Nunes diz que tem ‘vida limpa’ e que Boulos não tem moral
Ricardo Nunes (MDB), afirmou no debate da Band que tem “vida limpa”
Carregamento de maconha é apreendido em armazém que abastecia ‘bocas de fumo’
Os agentes foram ao local, observaram o imóvel e notaram movimentação suspeita
Boulos diz que Nunes não assume que errou e falou mentiras sobre contrato da Enel
O candidato do PSOL acusa o atual prefeito de não fazer poda de árvores
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.