Sem agendamento, mutirão oferece consultas gratuitas de prevenção ao câncer de pele no Hospital Universitário

Mutirão ocorre neste sábado (7) para pessoas de todas as idades

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
câncer de pele
Imagem ilustrativa ( Reprodução)

Neste sábado (7), pessoas com lesão suspeita de câncer de pele poderão se consultar gratuitamente e sem necessidade de agendamento durante mutirão realizado pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Serão realizadas consultas, biópsias, crioterapia e cirurgias.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

No ano passado, o mutirão atendeu 500 pessoas. Podem se consultar pessoas de qualquer idade, desde que moradora de Campo Grande. O serviço será oferecido no Ambulatório de Dermatologia, entre das 09h às 15h. Os pacientes que passarem pelo atendimento no mutirão e necessitarem de acompanhamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), serão encaminhados pelos atendentes.

Conforme a preceptora voluntária do ambulatório de câncer de pele, Heloide Marcelino, para saber se há necessidade de atendimento médico, basta se alertar para a regra do ‘ABCDE‘.

Caso alguma pinta ou mancha na pele apresente Assimetria, Borda irregular, Cor com dois tons ou mais, Dimensão superior a 5 mm e Evolução (cresce e muda de cor), é fundamental procurar atendimento médico. Isso se aplica às pessoas com lesões em crescimentos, feridas ou espinhas que não cicatrizam.

Serviço

A campanha ocorre em alusão ao Dezembro Laranja. Quem participar do mutirão receberá orientações sobre a prevenção do câncer de pele, como evitar exposição solar entre 10h e 16h, usar protetor solar, além de roupas com fotoproteção, chapéu e óculos.

A população de risco deve se atentar ainda mais, já que o câncer de pele é desenvolvido por fatores genéticos, familiares e ambientais, incluindo os hábitos, que são muito importantes. É considerado um paciente de risco, aqueles com muitas pintas pelo corpo, surgimento de pinta nova em crescimento na fase adulta, histórico de exposição solar intensa e presença de ferida que não cicatriza.

O Humap-UFMS está localizado na Av. Senador Filinto Müller, 355 – Vila Ipiranga.

Câncer de pele

O câncer de pele não melanoma ainda é o câncer mais comum no Brasil (31,3% do total de casos), seguido pelo câncer de mama feminina (10,5%), de próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados 220 mil casos novos de câncer de pele no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados