Sem agendamento, mutirão oferece consultas gratuitas de prevenção ao câncer de pele no Hospital Universitário
Mutirão ocorre neste sábado (7) para pessoas de todas as idades
Jennifer Ribeiro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste sábado (7), pessoas com lesão suspeita de câncer de pele poderão se consultar gratuitamente e sem necessidade de agendamento durante mutirão realizado pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Serão realizadas consultas, biópsias, crioterapia e cirurgias.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
No ano passado, o mutirão atendeu 500 pessoas. Podem se consultar pessoas de qualquer idade, desde que moradora de Campo Grande. O serviço será oferecido no Ambulatório de Dermatologia, entre das 09h às 15h. Os pacientes que passarem pelo atendimento no mutirão e necessitarem de acompanhamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), serão encaminhados pelos atendentes.
Conforme a preceptora voluntária do ambulatório de câncer de pele, Heloide Marcelino, para saber se há necessidade de atendimento médico, basta se alertar para a regra do ‘ABCDE‘.
Caso alguma pinta ou mancha na pele apresente Assimetria, Borda irregular, Cor com dois tons ou mais, Dimensão superior a 5 mm e Evolução (cresce e muda de cor), é fundamental procurar atendimento médico. Isso se aplica às pessoas com lesões em crescimentos, feridas ou espinhas que não cicatrizam.
Serviço
A campanha ocorre em alusão ao Dezembro Laranja. Quem participar do mutirão receberá orientações sobre a prevenção do câncer de pele, como evitar exposição solar entre 10h e 16h, usar protetor solar, além de roupas com fotoproteção, chapéu e óculos.
A população de risco deve se atentar ainda mais, já que o câncer de pele é desenvolvido por fatores genéticos, familiares e ambientais, incluindo os hábitos, que são muito importantes. É considerado um paciente de risco, aqueles com muitas pintas pelo corpo, surgimento de pinta nova em crescimento na fase adulta, histórico de exposição solar intensa e presença de ferida que não cicatriza.
O Humap-UFMS está localizado na Av. Senador Filinto Müller, 355 – Vila Ipiranga.
Câncer de pele
O câncer de pele não melanoma ainda é o câncer mais comum no Brasil (31,3% do total de casos), seguido pelo câncer de mama feminina (10,5%), de próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) são esperados 220 mil casos novos de câncer de pele no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Tranca calçada? Morador acorrenta trecho e impede passagem de pedestres na Vila Fernanda
- Vacina contra dengue esgota para população de 4 a 59 anos menos de 24h após ampliação de público
- Justiceiros da Fronteira: Suposta volta de grupo de extermínio em MS agita redes sociais
- Duas pessoas morreram em acidente na BR-060, trecho conhecido como ‘curva da morte’
Últimas Notícias
Bebê morre após passar por três unidades de saúde em Amambai
Bebê começou a passar mal na manhã da última segunda-feira (13)
Reajuste de servidores do Executivo será pago após sanção do Orçamento
Reajustes, acordados entre o governo e as categorias
Tutores procuram pelo Nenê que sumiu na região do Água Limpa Park, Vila Nasser
Na região do Água Limpa Park e Nasser
Santos cumpre proposta ofensiva de Caixinha, bate o Mirassol e estreia com vitória no Paulistão
O resultado deixa a equipe alvinegra ao lado do Guarani no Grupo B
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.