Pular para o conteúdo
Cotidiano

Santa Casa confirma superlotação e enfermeiros sobrecarregados após denúncias

Enfermagem realizou assembleia para cobrar condições de trabalho
Renata Portela -
Santa Casa de Campo Grande (Arquivo Midiamax)

Nesta quarta-feira (4), a Santa Casa de emitiu um comunicado, confirmando a situação de superlotação. Segundo o hospital, isso ocorre porque pacientes com casos complexos estão dando entrada.

“O fato da superlotação deve-se ao aumento da complexidade e do volume de casos que tem chegado à instituição, que tem como causa raiz situações multifatoriais, como restrição de atendimento em outros locais, sazonalidade das doenças que acometem neste período de inverno e seca, e mudanças de alguns fluxos de atendimento, exemplo da retirada da Unidade do Posto de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), cujo funcionamento retornou no dia 03/09”, diz trecho da nota.

Assim, esses meses de paralisação teriam apresentado um impacto direto na Santa Casa, com aumento do volume de procuras espontâneas. Conforme o diretor técnico William Leite Lemos, isso teria causado a sobrecarga às equipes.

“Internamente, sabendo de todo esse impacto, foram feitas diversas tratativas para aumentar o giro de leitos, as saídas dos pacientes, especialmente, pela complexidade dos casos, visto que os casos que iriam para outras instituições estão vindo para a Santa Casa”, diz ainda o comunicado.

Por isso, a média de permanência dos pacientes aumentou, sobrecarregando o pronto-socorro e os servidores da enfermagem.

“A instituição recebeu as reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul durante Assembleia Geral realizada na tarde de terça-feira (03/09), e está analisando detalhadamente o caso”, finaliza.

Profissionais sobrecarregados

Mais de 300 profissionais da enfermagem da Santa Casa de Campo Grande estão afastados de suas atividades devido a atestados médicos. De acordo com o Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul), o motivo é a sobrecarga de trabalho no hospital.

Presidente do Siems, o enfermeiro Lázaro Santana, afirmou que são mais de 300 profissionais afastados devido à sobrecarga de trabalho na Santa Casa. E a jornada exaustiva é resultado da superlotação do maior hospital de Mato Grosso do Sul.

Diante da situação, a categoria realizou uma assembleia na terça-feira (3) para debater as condições de trabalho. Ele cobra maior respaldo do poder público em relação aos profissionais, que atendem demanda de todo o Estado.

“Alguns pacientes aguardam o dia todo por uma vaga, sentados em cadeiras ou em macas. Quando são levados para o setor, muitas vezes acabam no corredor. A situação é lamentável. Além disso, nossa equipe de enfermagem está trabalhando com um número reduzido de profissionais, e com excesso de horas extras. O cansaço físico e mental é intenso, e muitos não estão aguentando mais essa sobrecarga devido à superlotação”, afirmou Santana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos