O tema da Saúde Integral será um dos destaques no Fórum MS Economia Inteligente, marcado para esta quinta-feira (18), em Campo Grande. Uma das palestras debate como a economia inteligente também está atrelada a saúde e ao bem-estar das pessoas, com base na ODS 3 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
O Fórum é gratuito e promete reunir 500 pessoas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. O evento marca o início da conexão entre empresários, instituições, governos, investidores, líderes culturais e intelectuais, a fim de fomentar a cultura, a pesquisa, a iniciativa privada e contribuir para as metas da Agenda 2030 do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas).
A responsável pela palestra é a diretora do NIEPPICS-MS (Núcleo de Implementação Estratégica Para Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Mato Grosso do Sul), terapeuta floral e Embaixadora Universal da Paz, Joseanne Roque.
“Um ser humano em equilíbrio com suas emoções é capaz de tomar boas decisões, pensar no coletivo, evoluir em seu segmento, tendo comprometimento consigo e com o próximo na construção de um mundo melhor”, explica.
A busca por Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) tem crescido significativamente desde a pandemia. Um estudo realizado pela Fiocruz aponta que 61,7% dos brasileiros se tornaram mais conscientes sobre a saúde e estão dispostas a adotar mudanças em seus estilos de vida para manter o equilíbrio e o bem-estar.
Para a harmonia interna e coletiva, Joseanne destaca que cabe às empresas terem um olhar mais direcionado ao bem-estar do ser humano, pois cada indivíduo é uma peça essencial no funcionamento e sucesso da organização. Somente através dessa atenção ao bem-estar individual é possível construir um ambiente de trabalho saudável e produtivo, refletindo positivamente nos resultados e na satisfação de todos.
“O equilíbrio emocional do indivíduo pode ser a chave para o sucesso dos negócios. Uma mente em paz e em harmonia eleva o desempenho profissional. Como construir um mundo melhor se a pessoa não estiver bem consigo mesma?”, questiona. “Não é uma utopia, é uma realidade. Hoje vivemos em uma dinâmica de vida que nos estressa profundamente e estamos em uma sociedade doente emocionalmente. Então, o investimento maior sempre será no capital humano”, afirma.
Desta forma, conforme explica a profissional, uma mente em equilíbrio gera colaboradores mais saudáveis, com menos problemas de saúde, maior capacidade de foco no trabalho, menos atestados e mais qualidade de vida, que geram resultados positivos às empresas.
Tecnologia
Em um mundo tecnológico, onde praticamente tudo tem sido automatizado, principalmente após a chegada das IAs (Inteligências Artificiais), a terapeuta chama a atenção para que a presença do ser humano continue sendo indispensável, pois mesmo diante de tamanhas tecnologias, o indivíduo é insubstituível, e sua importância será debatida no Fórum.
“A própria inteligência artificial reconhece isso. Quando perguntamos para a ferramenta se o ser humano será substituído, ela mesma diz que não. Então, por mais que estejamos rodeados de tantas tecnologias, com diversos avanços e muitas coisas acontecendo no mundo, jamais conseguiremos substituir a essência do ser humano, do indivíduo que tem discernimento, que tem emoção e que ainda ensinará os robôs a amar”, pontua.
A palestra “Saúde Integral como Prática Sustentável”, com Joseanne Roque, será realizada às 15h30 no Fórum MS Economia Inteligente 2024, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.