Operação da PMA mira desmatamento em área do distrito de Nova Itamarati
Policiais e técnicos do Incra fizeram incursões em área de mata fechada em Ponta Porã
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia Militar Ambiental do 2º BPMA realizou uma operação no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, nessa quarta-feira, 23 de outubro de 2024. A ação contou com um planejamento estruturado e com a participação de outras instituições do poder público, como o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a Subprefeitura de Itamarati.
O foco principal da operação foi o combate de crimes contra flora, dentre eles dano em Reserva Legal e APP (Área de Preservação Permanente) e um trabalho contínuo de monitoramento realizado pela Polícia Militar Ambiental.
Durante a fiscalização foi utilizada tecnologia de satélite para levantamento de áreas especialmente protegidas, como as reservas e as APP em todo o Estado. No caso de Itamarati, denúncias de moradores locais e informações fornecidas por órgãos estabelecidos na região indicaram irregularidades.
Após reuniões de conscientização com os assentados, foi concedido um prazo para regularizações voluntárias antes do início da operação. Durante a ação, a equipe da PMA fez uma incursão em uma área de mata fechada, onde havia suspeitas de exploração ilegal de madeira.
No entanto, não foram encontrados indícios de atividade recente. No âmbito das autuações, um proprietário foi multado por impedir a regeneração natural de uma floresta protegida de reserva legal.
Outro indivíduo também foi notificado a apresentar documentos de posse em até 30 dias por ter construído dentro da reserva. Caso não apresente a documentação necessária, será obrigado a desocupar a área e demolir a edificação de alvenaria.
Além disso, foram derrubadas cinco construções de lona sem moradores ou vestígios de ocupação, que estavam irregulares, dentro da área da reserva legal.
Na abordagem realizada em um bloqueio no trevo da região conhecida como “Copo Sujo”, próximo ao assentamento, a equipe vistoriou 23 veículos e abordou 51 pessoas.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Cabocla: Pequetita leva Belinha para a casa de Joaquim, após tirá-la do convento
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta segunda-feira (4)
Adolescente foge, deixa bilhete e pede perdão para a mãe em MS: ‘vou dar uma vida de Alphaville pra senhora’
Conforme a matriarca, as duas vêm tendo problemas há algum tempo, pois a jovem não a obedece e tem consumido bebida alcoólica e cigarro
‘Bolinha’ queria comprar frango assado quando foi executado com pelo menos 8 tiros, estima polícia
Perícia recolheu quatorze cápsulas e três projetis no local do crime. Celular de “Bolinha” também foi apreendido
Cliente é atingida por labaredas de fogo e tem 20% do corpo queimado em bar famoso de Campo Grande
Além de ter as roupas destruídas pelas chamas, vítima teve suas costas, nádegas, braço esquerdo, pescoço e mão esquerda queimados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.