Campo Grande inicia testes com ônibus movido a GNV, com até 90% de redução nas emissões

Modelo tem capacidade de reduzir em 90% a emissão de gases de efeito estufa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Antes de iniciar operação, ônibus esteve no Bioparque (Foto: Denilson Secreta)

A cidade de Campo Grande irá iniciar testes de um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV) que deve ser incorporado à frota do transporte público municipal. Dados iniciais indicam que o ônibus movido a GNV tenha capacidade de reduzir em 90% a emissão de gases de efeito estufa.

A notícia havia sido adiantada pelo Jornal Midiamax no dia 18 de outubro. Os testes devem acontecer em itinerários pré-estabelecidos da cidade. Nesse período, serão avaliados indicadores de eficiência e a viabilidade do Gás Natural Veicular como alternativa ao diesel, considerando as especificidades pontuais, como distâncias, clima e condições de terreno.

O modelo K 280 IB 4×2, da fabricante Scania, tem capacidade para transportar 44 passageiros, é equipado com ar-condicionado e câmbio automático. O mesmo modelo já passou por bateria de testes em São Paulo, Curitiba e Recife.

Testes iniciaram nesta terça-feira

Segundo a Prefeitura Municipal, os testes iniciam nesta terça-feira (29). Ele será monitorado em várias rotas, permitindo uma análise abrangente de seu desempenho sob diferentes condições. Especialistas avaliarão os dados coletados para determinar a viabilidade econômica, técnica e ambiental do projeto.

Inicialmente, o trajeto do ônibus GNV deve ser a linha 082 – Aero Rancho – Shopping. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) explica que a escolha desse itinerário levou em consideração os dois terminais de atendimento e as vias sem obstáculos, projetadas para corredores do transporte coletivo.

A nota ainda não indica se existe uma previsão de prazo para incorporação do novo veículo à frota de ônibus circulares de Campo Grande.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

incorporadora
câncer de mama