Número de casamentos supera separações em Campo Grande durante 2024
Mais de 2,3 mil casais pediram ajuda da Defensoria Pública para ingressar com a separação
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
2024 caminha para os últimos dias, marcando um ano positivo para as relações amorosas, enquanto para outros, nem tanto. Um balanço de dados indica que o número de casamentos oficializados em cartórios de Campo Grande supera o número de solicitações de divórcios na Defensoria Pública.
De 1° de janeiro a 6 de dezembro de 2024, o portal de transparência da Arpen-MS (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso do Sul) indica que 5.724 oficializaram a união durante o ano.
O presidente da Arpen-MS, Marcus Roza, explica que a associação, através dos cartórios, participa ativamente dos casamentos itinerantes, mutirões e outros que têm o intuito de fazer a regularização dessas pessoas ou mesmo praticar os atos.
“Todos esses casamentos que são feitos através desses eventos passam pelos cartórios”. Há dois tipos de oficialização:
- a conversão da união estável em casamento, muitas feitas pela Carreta da União de Justiça que percorre cidades do Estado, há um procedimento judicial, reconhecimento do juiz e encaminhamento para o cartório
- Outros eventos como o casamento coletivo, o próprio cartório participa dos eventos e emissão das certidões de oficialização.
Separações e direitos da família
Por outro lado, a Nufam (Núcleo de Direitos de Família e Sucessões), da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, registrou 2.363 divórcios neste ano.
A pasta ainda registro no ano:
- Pedidos de alimentos: 11.445 casos
- Guarda: 4.930 casos
- Inventário: 4.450 casos
Reconhecimento de paternidade
Conforme a pasta coordenada pelo defensor público Carlos Felipe Bariani, o Nufam realizou em agosto deste ano a campanha nacional de regularização de registros de nascimento sem menção ao nome do pai.
Os registros da Arpen-MS indicam que, de janeiro a 6 de dezembro, foram emitidos 76 reconhecimentos de paternidade em Campo Grande. Dos 12.22 nascimentos na Capital, 759 são certidões de nascimento com pais ausentes.
Contudo, o reconhecimento de paternidade deste ano supera os dados de 2023, com 67 documentos emitidos. Dos 12.777 nascidos no ano passado, 702 estão com pais ausentes na certidão.
Serviços gratuitos
O Nufam passou a oferecer avaliação psicológica, além de assistência social, o que ampliou significativamente os serviços ofertados aos assistidos e assistidas. Além disso, as colaborações com o IPC (Instituto de Perícia Científicas) e o Laboratório GrandLab facilitaram o acesso e a rapidez nos exames de DNA para os assistidos.
Notícias mais lidas agora
- Menino de 1 ano deixa família perplexa ao aprender a falar palavra inusitada: ‘com certeza ouviu’
- Natural da Espanha, senhor de 78 anos sai de casa de madrugada e desaparece em Campo Grande
- Mato Grosso do Sul registrou mais de 22 mil ocorrências de violência doméstica em 2024
- Idosa de 67 anos é presa após esconder porções de drogas em planta
Últimas Notícias
Show confirmado? Prefeito do Rio publica vídeo de Lady Gaga e declara: “Vai dar certo”
Prefeito do Rio de Janeiro volta a sugerir show de Lady Gaga em Copacabana e deixa fãs esperançosos; saiba detalhes do suposto concerto
VÍDEO: Motorista perde controle e cai com carro em canal pluvial de avenida em Chapadão do Sul
Motorista não teve ferimentos
Idoso com Alzheimer é encontrado próximo à Rodoviária de Campo Grande
Família realizou buscar e encontrou Eduardo Mota deitado na calçada
Guarda civil mata vítima de assalto ao tentar impedir roubo em SP
Carlos Eduardo foi alvejado no peito enquanto sofria tentativa de assalto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.