Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nível baixo não impede moradores de aproveitarem Rio Paraguai enquanto fumaça ainda é constante em Corumbá

Incêndios e rotina de fumaça geraram efeitos no cotidiano das famílias 
Liana Feitosa, Dândara Genelhú -
Rio Paraguai em Corumbá (Alicce Rodrigues, Midiamax).

Com termômetros marcando 35.8°C no Pantanal de , a 425 km de , e umidade relativa do ar chegando a níveis super baixos, de 20%, há quem tenha aproveitado para se refrescar nas águas do Rio Paraguai na tarde desta quarta-feira (31).

Com o horizonte ainda com vários sinais de fumaça na cidade, Luani Batista, de 18 anos, levou crianças para se refrescar no rio, e contou ao Midiamax como o medo tomou conta nos últimos meses.

“A gente gosta de vir aqui, né? Que é a nossa cidade, tem esse ponto turístico aqui, tem o Cristo. Mas a gente prefere vir aqui por causa da água, pra molhar um pouco, sair um pouco de casa também, porque em casa também é abafado. Então a gente vem aqui tomar um pouco de ar também e trazer as crianças”, conta a jovem.

Luani, moradora de Corumbá (Alicce Rodrigues, Midiamax).

Ela conta que os incêndios e a rotina de fumaça dominando a cidade geraram vários efeitos no cotidiano da família. 

Efeitos da fumaça

“Senti (os efeitos) porque, como tem bastante criança em casa, né? E também tem as crianças que têm asma, a fumaça piora. Lá pra cima (da cidade), como eu moro lá pra cima, tem muita fumaça”, compartilha Luani.

Ela também conta que em dias mais críticos, o medo foi de que as chamas chegassem nas casas. “A gente fica até com medo de chegar na nossa casa, e a fumaça também é muito aterrorizante”, relata.

“Estava pegando fogo lá no morro esses dias, está acalmando ainda. Mas só que fica aquele cheiro nas roupas, não dá nem para lavar roupa, limpar a casa, porque a fumaça entra em casa”, explica.

Apesar da temporada difícil, Luani mantém o otimismo e espera dias melhores. “Se Deus quiser, vai passar. É só questão de tempo e uma chuvinha para acalmar esse tempo ruim aqui em Corumbá”, considera. 

O morador Everton Santos de Oliveira, de 35 anos, também mantém o pensamento positivo. Vivendo em Corumbá desde seu 1 ano de idade, compartilha que as ações dos governo federal e estadual podem ajudar.

Everton Santos, morador de Corumbá (Alicce Rodrigues, Midiamax).

Mesmo assim, a situação é preocupante. “Nunca na minha vida (uma situação assim). A seca que está acontecendo aqui do rio também. Porque aqui era até aqui de água”, diz ele, apontando para uma marca muito acima do nível atual do rio.

“Nunca vi o Pantanal pegando fogo do jeito que está agora. É triste, né? Uma cidade turística como Corumbá. Mas o governo está aí para resolver o problema, então tomara que ajude”, finaliza o morador.

Previsão do tempo para Corumbá

A torcida da população é para que chova. No entanto, de acordo com a previsão do tempo, não há estimativa de chuvas para os próximos dias na cidade. 

Pelo menos até domingo (4), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas podem atingir os 38°C, a umidade relativa do ar pode chegar a 15% e, no céu, predominam poucas nuvens com névoa seca.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados