Cerca de mil expositores, jovens pesquisadores de escolas públicas e particulares do Brasil, se reuniram ao longo de três dias na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) na 14ª edição da FetecMS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul).
O evento apresentou ao público uma variedade de projetos dentro das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, e de Lingüística, Letras e Artes.
No total, a feira contou com 540 inscritos e 346 classificados como finalistas. Estudantes do ensino fundamental e ensino médio também puderem participar por meio da FetecMS Júnior, Fetec Maker e Pictec.
Dos projetos avaliados, a quantidade de finalistas premiados dobrou em comparação ao ano anterior. As conquistas da noite foram lideradas por alunos da rede estadual de ensino, com 46,6% das premiações.

A rede federal seguiu com 26,4%, enquanto as escolas particulares somaram 15,41% de projetos científicos premiados.
Segundo dados da FetecMS, as redes municipal e militar também tiveram um bom índice de premiações com 8,2% e 3,4% de participação no pódio, respectivamente.
De acordo com a coordenadora administrativa da feira, Larissa Machado, mais de 80% dos premiados vieram de escolas da rede pública de educação, o que simboliza um grande incentivo à produção de ciência no estado.
Mulheres na ciência
Segundo a comissão organizadora do evento, o protagonismo foi das mulheres. As meninas cientistas representaram cerca de 62% dos alunos premiados.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!