Pular para o conteúdo
Cotidiano

Na madrugada mais fria do ano, 11 pessoas em situação de rua recusam acolhimento em Campo Grande

Na madrugada de sábado (13), a sensação térmica chegou a -4ºC e um homem foi encontrado morto por possível hipotermia
Lethycia Anjos -
Pessoas em situação de rua
Pessoas em situação de rua (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Terceira onda de frio do inverno, as baixas temperaturas trouxeram alívio após dias de calor intenso e baixa umidade. No entanto, para as pessoas em situação de vulnerabilidade, o frio vem acompanhado de medo e insegurança. No último sábado (13) a sensação térmica chegou a -4 °C e uma pessoa foi encontrada morta com suspeita de hipotermia, nas Moreninhas, em .

Com o intuito de prestar acolhimento a quem precisa, a SAS (Secretaria de Assistência Social) promove busca ativa e distribuição de cobertores desde o início da frente fria, em 20 de maio. No entanto, nem sempre a população aceita o acolhimento. Na madrugada de sábado, a SAS realizou 22 abordagens por meio de busca ativa, sendo que 11 pessoas em situação de rua aceitaram acolhimento e outras 11 recusaram.

Em períodos de frio as abordagens intensificam na região central, viadutos, praças e espaços públicos, locais onde as pessoas em situação de rua costumam se abrigar. Além disso, a SAS ressalta que as equipes de abordagem recebem cobertores para entregar às pessoas que recusam o acolhimento, na última abordagem as equipes distribuíram 12 cobertores.

Morte por hipotermia

Morador em situação de rua dormia em oficina
Morador em situação de rua dormia em oficina (Ana Laura Menegat/Midiamax)

Na manhã de sábado, um homem em situação de rua encontrado morto nas Moreninhas, em Campo Grande, após o município registrar a madrugada mais fria do ano, com sensação térmica de -4ºC.

Conforme o boletim de ocorrência, registrado da Depac-Cepol, a princípio, o caso foi classificado como morte natural, enquanto aguarda resultado dos exames laboratoriais da perícia. Contudo, para os ‘vizinhos’ que acolheram o homem, a morte decorreu de hipotermia.

Ao Jornal Midiamax, um morador da região disse que o homem costumava dormir no parque Jacques da Luz. “Nessa última ele veio para cá”, lembrou.

Uma oficina mecânica abrigava o morador em situação de rua. Quem mora na região se solidarizou com o homem e acabaram fazendo um ‘refúgio’. “Ele tinha um colchão que eles deixaram ali [oficina mecânica]”. Além disso, o local possuía roupas e cobertores.

Frente fria

Pessoas em situação de rua
Sensação térmica chegou a -1.7°C (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Pelos próximos dias, as temperaturas devem permanecer geladas em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o clima varia entre mínima de 9 °C e máxima de 18 °C. A previsão indica chuvas de intensidade fraca a pontualmente moderada, com destaque nas regiões sul, sudeste e sudoeste.

Além disso, o tempo instável ganhou um reforço devido à chegada de uma nova frente fria aliada ao intenso transporte de umidade na última quinta-feira (11). Em algumas cidades, como , a sensação térmica chegou a 0.9 °C durante a madrugada.

Como ajudar pessoas em situação de rua

Pessoas em situação de rua
(Nathalia Alcântara, Midiamax)

Em tempos de frio, o Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social) atende às demandas da população e realiza buscas ativas por meio de equipes que se revezam em turnos nos sete dias da semana. As abordagens e oferta do serviço de abrigos ocorrem 24 horas por educadores sociais e psicólogos.

“Nas unidades de acolhimento oferecemos quatro refeições diárias, elaboradas por nutricionistas da SAS, há alojamentos individuais para grupos familiares, além de atendimento, assistência psicossocial e trabalho integrado com as demais pastas da gestão pública”, afirma a SAS.

Para acionar as equipes, a população pode entrar em contato pelos telefones (67) 99660-6539 ou 99660-1469, que funcionam de forma ininterrupta. Ao receber a informação por meio do telefone celular, as equipes sediadas no Centro POP vão até o endereço indicado para oferecer o acolhimento.

No local, as equipes elaboram um relatório sobre a situação do usuário, caso esteja no ponto indicado. Independente de localizar a pessoa, a equipe faz uma devolutiva para quem acionou o serviço.

O acolhimento também ocorre por meio da busca ativa em diversos pontos da área central, viadutos e próximo ao antigo terminal rodoviário. O objetivo é convencer a pessoa a sair das ruas, contudo, há uma parcela que recusa o atendimento, na maioria das vezes devido ao uso de substâncias psicoativas.

Conforme a SAS, as recusas de atendimento são um direito garantido pela Constituição Federal. Nesses casos há entregas de cobertores, mas as equipes retornam nos mesmos pontos com abordagens diferenciadas, a fim de reforçar a oferta do acolhimento.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após tragédia em SC, deputado propõe lei para regulamentar balonismo em MS

VÍDEO: Acidente entre carro e carreta na BR-163 deixa família ferida em Campo Grande

Mesmo com logística para desafogar demandas, UPA de Dourados tem mais de 1.400 atendimentos

guarda filho marilia mendonça avó

Murilo Huff afirma ter provas e motivos para tirar filho de Marília Mendonça da avó

Notícias mais lidas agora

cpi LÍVIO CONSÓRCIO

Sem resultados, CPI já gastou mais de R$ 100 mil e dispensou oitiva com dono do Consórcio

Corregedoria nacional julga nesta terça-feira denúncia de corrupção envolvendo o MPMS

Trump garante que cessar-fogo entre Irã e Israel ‘está em vigor’, após ligar para Netanyahu

Tabata Amaral vem a Campo Grande para audiência sobre futuro da educação pública

Últimas Notícias

Famosos

Dona Ruth se posiciona e ataca Murilo Huff: ‘Nunca pagou um centavo de pensão’

"Não posso me calar diante de atitude tão desumana com uma mulher, mãe e avó", disparou a mãe de Marília Mendonça após Murilo Huff exigir guarda unilateral de Leozinho

Política

Papy defende que estacionamento rotativo seja parecido com PL rejeitado pela Câmara em 2023

O Presidente da Casa alega que a eleição municipal do ano passado teria atrapalhado a votação

Brasil

VÍDEO da Indonésia mostra onde brasileira foi achada ao cair em vulcão

O acidente com a brasileira ocorreu na madrugada de sábado (21) na Indonésia

Emprego e Concurso

Corpo de Bombeiros abre seleções com 20 vagas e salários de até R$ 13 mil em MS

As vagas abrangem áreas como tecnologia da informações e música