Moradores do Parque Novo Século continuam convivendo com ‘lixão a céu aberto’
Os moradores não aguentam mais conviver com a falta de conscientização das pessoas que realizam o descarte irregular dos resíduos
Layane Costa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Rota criada para encurtar o caminho próximo à Rua 3, no bairro Parque Novo Século, na região sul de Campo Grande, está causando transtorno para os moradores. Por lá, a população voltou a conviver com um “lixão a céu aberto”. Tudo isso, causado pelo descarte irregular de diversos resíduos.
O Jornal Midiamax esteve em um terreno próximo à Travessa Petronília Inácio Pereira, em março deste ano, para registrar a situação precária que os moradores estavam enfrentando. Após a reportagem, o proprietário do terreno realizou a limpeza. Mas, agora, a população encontrou um novo local para realizar o descarte irregular.
Caminhando pelo local, os moradores encontram de tudo: roupas, restos de materiais de construção, pneus, vasos sanitários, sacos plásticos e até animais mortos.
Moradora da região há 18 anos, a dona de casa Roseli de Jesus, de 56 anos, reforça que o proprietário precisa fechar o caminho, sendo a solução para a população parar com o descarte irregular. “O proprietário precisa limpar, cercar e acabar com esse ‘trieiro’ aqui”, disse.
Segundo a moradora, nada adianta pedir para a população não realizar o descarte no local. “Já presenciei várias vezes o povo indo jogar lixo. Teve um rapaz que foi falar para não jogar, e foi ameaçado. Fica difícil, o povo vem de fora jogar lixo”, lamentou.
Quem mora na região não aguenta mais conviver com o ‘lixão’ dentro do bairro Parque Novo Século. “A gente não aguenta mais a situação, as crianças que estudam passam ali todo dia e se deparam com tudo que é tipo de lixo. Está muito complicado essa situação”, pontou.
Descarte correto em Ecoponto
Os Moradores do Parque Novo Século podem realizar o descarte correto a aproximadamente 4 km de distância do local, em um Ecoponto da Prefeitura, no bairro Moreninhas.
No local, a entrega de materiais é voluntária e gratuita. Lá são recebidos resíduos recicláveis (metal, plástico, vidro, papel e papelão), resíduos gerados em construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, além de volumosos (mobílias, sucatas e madeiras) e resíduos provenientes de poda de árvores/galhadas. O limite de descarte é de um metro cúbico por usuário do sistema.
O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 8 às 18 horas e acessível gratuitamente a qualquer cidadão, que poderá fazer o descarte em contêineres específicos e sinalizados para cada tipo de resíduo.
O que diz a prefeitura
Conforme a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), uma fiscalização na região já foi realizada, porém, precisa da conscientização dos proprietários dos imóveis em relação à correta manutenção do seu terreno.
“A Semadur informa que realizou fiscalização na região citada, no entanto, é necessário destacar a importância quanto à conscientização dos proprietários dos imóveis em relação à correta manutenção do seu terreno. A Secretaria destaca que tem atuado de forma ostensiva em relação às fiscalizações voltadas aos terrenos baldios, no entanto, é importante salientar que a atuação do órgão ocorre no âmbito administrativo, conforme prevê o Código de Polícia Administrativa do Município de Campo Grande, Lei n. 2909, no que compete a vistoriar e notificar o responsável pelo imóvel para que o mesmo cumpra a legislação vigente. E uma vez identificado um imóvel/lote urbano abandonado, o proprietário é Notificado para realizar a limpeza. Essa Notificação é enviada via Correios por Aviso de Recebimento (A.R.) para o endereço cadastrado nos dados do imóvel. Após o recebimento do A.R. o proprietário tem o prazo de 15 dias úteis para o cumprimento da mesma. Transcorrido o prazo da notificação, o auditor fiscal da Semadur retorna ao local para uma nova vistoria. Caso não tenha sido cumprida a notificação, o proprietário então é autuado (multado), de acordo com o Código de Polícia Administrativa do Município. A multa neste caso varia entre R$ 3.091,50 e 12.366,00.“
Em março de 2024, Midiamax registrou situação
Em março deste ano, o Jornal Midiamax esteve no bairro Parque Novo Século para registrar a situação. A situação, na época, estava causando até mesmo falta de segurança aos moradores.
Para a reportagem, foi relatado que carros roubados e um cadáver já foram encontrados em meio aos entulhos.
Alissandra Alves de Matos é moradora da região há 16 anos. Segundo ela, a situação sempre foi precária e uma grande preocupação para quem vive por lá. “Não é agradável. É falta de consciência, tanto dos moradores da região, quanto das proximidades que vêm aqui jogar lixo”, afirma.
Entretanto, além da quantidade absurda de lixo, outro problema apontado pelos moradores é a falta de segurança. Isso porque o mato é muito alto e não há iluminação pública. Segundo Alissandra, já houve registro de assalto e é constrangedor que os moradores tenham que conviver com a insegurança e medo há tantos anos.
“Muitos trabalhadores transitam por aqui, mas é uma área de perigo. Aqui já teve muito assalto. Com tanto político que entre e sai, ninguém toma providência. A gente se sente esquecidos. Tem bairros que são mais novos e já estão asfaltos, tem lazer, iluminação… aqui não temos nada”, conta.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Evento de comediante causa congestionamento na 14 de Julho
Congestionamento no final da Rua 14 de Julho, região central de Campo Grande
Novorizontino perde para o Amazonas e tem liderança ameaçada na Série B
O resultado é bom para o Santos, que pode reassumir a liderança
Antes de falecer em casa, idoso de 106 anos diz ao filho que iria ‘partir’
Idoso de 106 anos faleceu em casa em bairro de Campo Grande
Grêmio derruba série invicta do Fortaleza e se afasta do Z-4 do Brasileirão
O público foi de mais de 22 mil torcedores, o maior desde a reabertura do local após as enchentes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.