Pular para o conteúdo
Cotidiano

Manifestação de guardas municipais foi interrompida após carro de som ser multado duas vezes, diz sindicato

Protesto foi encerrado após veículo ser penalizado e receber ameaça de ser guinchado; categoria pedia melhores condições de trabalho em frente ao Paço Municipal
Thalya Godoy -
Servidores protestaram em frente à Prefeitura. (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Servidores públicos de que participaram de manifestação em frente ao Paço Municipal, na manhã de segunda-feira (11), denunciam que o protesto teria sido interrompido após o carro de som ter sido multado duas vezes a pedido da Secretaria de Segurança Pública. 

A manifestação e assembleia geral unificada contaram com a participação de nove entidades ligadas à segurança pública, enfermagem, saúde, logística e assistência social. 

O grupo pedia melhores condições de trabalho como reajuste salarial, fim da folha secreta [sic], aumento do valor do vale-alimentação, pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade e enquadramento com reposicionamento horizontal e vertical das carreiras, entre outros. 

Carro de som multado duas vezes

O carro de som usado no protesto foi alugado pelo SINDGM (Sindicato dos Guardas Municipais do Município de Campo Grande) e multado duas vezes. A primeira punição veio após o pedido de retirada do veículo da Avenida Afonso Pena. 

Já a segunda penalidade teria sido dada após levarem o carro de som para a frente do Paço Municipal, fora da via pública. Segundo o presidente do SINDGM, Hudson Bonfim, o aviso seguinte foi que o carro seria guinchado, o que levou os manifestantes a encerrarem o protesto por volta de 9h30.

Sem respostas, guardas municipais e profissionais da enfermagem decidem manter acampamento em frente à Prefeitura

Bonfim afirma que esta foi a primeira vez, em vários anos como GCM e membro de sindicato, que viu o carro de som ser multado durante um protesto. O sindicato alega que a Prefeitura teria utilizado a “estratégia” de multa e da lei para coibir os manifestantes.

“A nossa manifestação não durou nem meia hora. Isso causou mais indignação sobre os grupos que estavam se manifestando”, ele afirma.

Bonfim acrescenta que foram avisados sobre as multas, mas que ainda devem entrar em contato com o proprietário do veículo alugado para tomarem conhecimento sobre o valor e o tipo de infração.

Além do SINDGM, também participaram do protesto o Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Município de Campo Grande, Sindicato dos Arquitetos, Sindicato dos Assistentes Sociais, Sindicato dos Motoristas de Ambulância, Associação dos Servidores de Nível Superior e Associação dos Administrativos da Saúde, com apoio da FESERP, Sindicato dos Guardas Municipais de e Dourados. 

O que diz a Prefeitura de Campo Grande?

O Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande para perguntar sobre o episódio relatado pelos manifestantes. Confira a nota:

“A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), informa que o local onde ocorreu a manifestação é proibido por lei estacionar, pois a via é sinalizada com faixa de ônibus e faixas de rolamento. O Artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro determina que transitar na faixa exclusiva de ônibus é uma infração gravíssima, com penalidade de multa, sete pontos na carteira e remoção do veículo”, diz a nota.

*Matéria atualizada às 10h46 do dia 13 de março para acrescentar a nota da Prefeitura.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Motociclista sofre traumatismo craniano ao bater em saveiro na cidade de Três Lagoas

Colisão entre motocicletas deixa idoso gravemente ferido em Dourados

Adolescente de 14 anos agride primo com porrete cravejado de pregos em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

MS tem um dos maiores percentuais de diabéticos no país

Com investimento de 142 milhões, Brasil voltará a fabricar insulina 100% nacional

Últimas Notícias

Esportes

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Resultado deixa equipes na liderança do Grupo A da competição

Polícia

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Suspeito disse que receberia R$ 500 pelo 'serviço'

Polícia

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os policiais foram prestar apoio em uma reintegração de posse de um imóvel, mas a ação acabou em tráfico

Conteúdo de Marca

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

ocê sabe quais são os jogos mais vendidos do Nintendo Switch?