Levantamentos mostram que outubro e novembro tiveram pouca chuva e umidade do ar baixa em MS
Dados foram divulgados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul)
Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O mês de novembro em Mato Grosso do Sul teve clima predominantemente seco, apesar das chuvas registradas em várias cidades do estado. Apenas três municípios tiveram média para o mês acima dos 50% de umidade relativa do ar, e a maior parte das cidades monitoradas registrou umidade média entre 36% e 40%, o que é considerado um índice baixo.
Os dados são do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), divulgados nesta sexta-feira (6). Apesar de novembro, historicamente, apresentar temperaturas elevadas, praticamente todos os municípios monitorados apresentaram um ou mais dias com temperaturas mínimas abaixo dos 20°C.
Os destaques ficam com Amambai, no sul do estado, que chegou a registrar mínima de 9,9°C no dia 12 de novembro, e Iguatemi, no sul de MS, onde os termômetros chegaram aos 7,5°C nesse mesmo dia.
Já a temperatura média máxima ficou entre 30°C e 35°C nas cidades do estado, mas em alguns dias, os municípios de Água Clara, Fátima do Sul e Porto Murtinho, registraram termômetros chegando aos 39°C.
Outubro
No mês de outubro a seca foi ainda maior, segundo o Cemtec. Conforme o Monitoramento Mensal das Secas nº11, dos 43 municípios analisados, 31 municípios tiveram chuvas abaixo da média histórica, com valores entre 30-60 mm. Essas cidades ocupam principalmente as regiões pantaneira, leste e bolsão.
Já 12 foi o número de municípios que tiveram chuvas acima da média histórica. A cidade com maior precipitação foi São Gabriel do Oeste, onde observou-se 256,4 mm de chuva acumulada em outubro. Esse índice representa 95% acima da média histórica.
A falta de chuva levou a umidade relativa do ar chegar a índices extremamente baixos. A menor porcentagem registrada foi de 7%, observada em Água Clara, Aquidauana, Chapadão do Sul, Costa Rica e Miranda nos dias 06 e 07 de outubro.
Temperaturas e umidade em outubro
A menor temperatura registrada foi 13,6°C, registrada no dia 12 de outubro em Ponta Porã. Já a maior temperatura registrada foi 43,7ºC, no dia 07, em Aquidauana.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Obras de manutenção interditam 38 trechos na BR-163 nesta quinta-feira em MS
Em caso de chuva, as obras serão temporariamente interrompidos
Autora é presa após invadir casa e matar mulher a facadas em Paranaíba
Na delegacia, a mulher confessou que se desentendeu com a vítima e tinha intenção de matá-la. Ela não demonstrou arrependimento.
Com vagas abertas para Água Clara, fabrica de celulose realiza feirão de empregabilidade em Três Lagoas
As vagas disponíveis são para ajudante florestal, líder de operações florestais, motorista e operador de trator
Previsão indica mais chuva e calor de 41°C em Mato Grosso do Sul no fim de semana
Típico de verão, fim de semana deve registrar calorão e chuvas isoladas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.