Internos da Gameleira reformam escola na Coophavila II, 16º a receber obras em programa da Justiça

Além de usar a mão de obra prisional, obra também tem recursos provenientes de desconto no salário dos detentos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Escola Estadual Professora Delmira Ramos dos Santos (Foto: Divulgação)

A Escola Estadual Professora Delmira Ramos dos Santos, no bairro Coophavila II, em Campo Grande, é a 16ª a ganhar uma reforma executada por internos do regime semiaberto da Penitenciária Gameleira. A ação faz parte de programa idealizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Com um investimento total de R$ 650 mil, a obra utiliza a mão de obra prisional, além de recursos financeiros provenientes do desconto de 10% nos salários dos detentos que trabalham em convênios via poder público na capital sul-mato-grossense.

O valor arrecadado é destinado à compra de materiais para as reformas das escolas, fazendo com que os internos desempenhem papel ativo na revitalização de espaços públicos.

Segundo o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a equipe de trabalho é formada por 25 detentos que atuam como pedreiros, ajudantes de pedreiro, pintores, serralheiros, entre outros. Para executar o trabalho, todos são remunerados com um salário mínimo mensal durante os cinco meses previstos de execução da obra.

Além de oferecer trabalho, a iniciativa tem um caráter pedagógico e educativo, promovendo a remissão de pena dos detentos, capacitação profissional e devolvendo à sociedade um benefício tangível.

A obra

A escola Delmira Ramos, que possui 2.227 m² de área construída e atende 296 alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental em período integral, contará com uma revitalização completa. A obra inclui, desde a reforma do telhado e dos banheiros, até a instalação de novos forros, pintura geral, reestruturação hidráulica e melhorias na cozinha e despensa.

Além dos reparos, a unidade vai ganhar adaptações para acessibilidade e bancos de alvenaria serão instalados no pátio, além de uma nova cobertura na entrada. Também estão no escopo a quadra esportiva, jardinagem, manutenção de portas e janelas e reestruturação elétrica e hidráulica.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados