Incêndios no Pantanal já consumiram 607 mil hectares e podem piorar nos próximos dias, aponta monitoramento
No Pantanal, o perigo de fogo encontra-se entre o risco “muito alto” a “extremo” e os dias entre 26 e 28 de julho podem ser os mais críticos
Valesca Consolaro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Informativo do Monitoramento de Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul, indica que, neste ano, houve um aumento de 2.397,8% no bioma do Pantanal em relação ao ano de 2023. A área queimada é de quase 607 mil hectares. Os dados atualizados foram divulgados nesta quinta-feira (25).
No Pantanal, o perigo de fogo encontra-se entre o risco “muito alto” a “extremo” e os dias entre 26 e 28 de julho podem ser os mais críticos.
Os municípios de Corumbá (86,9%), Porto Murtinho (6,7%) e Aquidauana (4,9%) concentram juntos 98,5% dos focos de calor no Pantanal de MS, conforme os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Ainda conforme o informativo, foi destacado que o CBMMS (Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul já está em atuação na região desde o dia 2 de abril.
Além disso, já foram empregados um efetivo de 585 bombeiros e bombeiras militares nas ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais na Operação Pantanal 2024.
Ao contrário do que acontece no Pantanal, o boletim observa que houve uma redução de 42,7% na área queimada do Bioma Cerrado em Mato Grosso do Sul.
Frente fria e chuvas isoladas se aproximam
O informativo do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) destaca, ainda, que a previsão, entre os dias 25 a 28, indica tempo firme com sol e poucas nuvens. As temperaturas seguem estáveis e acima da média, podendo atingir valores entre 34-37°C no Estado.
Além disso, esperam-se baixos valores de umidade relativa do ar, entre 10-30%. As condições meteorológicas previstas são favoráveis para a ocorrência de incêndios florestais, pois haverá predomínio de ar seco aliado a temperaturas acima da média.
Entre os dias 29 a 30 de julho, a aproximação e avanço de uma frente fria deverá favorecer aumento de nebulosidade e uma leve queda nas temperaturas, com mínimas entre 16-20°C e máximas entre 27-33°C.
Apenas na região de Porto Murtinho que há probabilidade para chuvas e com temperaturas mínimas entre 15-18°C e máximas entre 21-26°C.
No Pantanal, o perigo de fogo encontra-se entre o risco “muito alto” a “extremo” entre os dias 24 a 29 de julho de 2024, sendo os dias mais críticos entre os dias 26 a 28 de julho.
Operação Pantanal chega a 115 dias
Além desta atuação, que concentra a força de combate atual da Operação Pantanal – que hoje completa 115 dias –, desde o início da semana os bombeiros e demais militares atuaram na área da região do Rabicho, que está sob controle e monitoramento.
Conforme o boletim semanal da Operação Pantanal, divulgado nesta quinta-feira (25), a área queimada é de quase 607 mil hectares, aumento de mais de 2.397% em relação ao ano passado.
Além disso, os focos de calor ultrapassam 3,2 mil, também com aumento, superior a 1.449% em comparação com 2023.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Jornal Midiamax transmite ao vivo apuração do 1º turno no TRE-MS pela TV e redes sociais
- Justiça nega novo pedido de censura de Beto Pereira e confirma: denúncias do Detran-MS não são fake news
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
Últimas Notícias
Viu algum crime eleitoral? Saiba como denunciar irregularidades
Mais de 20 ocorrências envolvendo crime eleitoral foram registradas em Mato Grosso do Sul
Homem é preso após ser flagrado distribuindo santinhos de vereadora em MS
Homem estava com 114 santinhos
Número de urnas eletrônicas com defeito passa de 70 em Mato Grosso do Sul
A maioria dos problemas foi em relação ao travamento da urna
Filho premeditou crime e matou mãe enquanto dormia com mais de 20 facadas em Campo Grande
Adolescente foi apreendido quando voltava para a cena do crime e não demostrou arrependimento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.