Pular para o conteúdo
Cotidiano

Incêndios cessam, mas monitoramento no Pantanal segue para evitar reignições

Preocupação agora é com a queima lenta dentro das áreas queimadas em troncos de árvores
Fábio Oruê -
incêndio pantanal
Fumaça dos incêndios no Pantanal (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Com o controle do único foco de calor ativo, localizado na região do Paraguai Mirim, neste momento não há nenhum incêndio florestal no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11) pelo Governo de MS.

“O satélite tem uma base de captura acima de 47°C, então mesmo não havendo incêndios hoje no Pantanal sul-mato-grossense a gente faz as atividades de monitoramento e rescaldo”, explica a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar).

A preocupação agora é com a queima lenta dentro das áreas queimadas em troncos de árvores, por exemplo. É preciso fazer o rescaldo para evitar a reignição.

“Apesar de uma massa de ar frio ter chegado esta semana favorecendo as condições de combate, diminuindo a temperatura e aumentando a umidade relativa do ar, as nossas equipes combateram os incêndios até a extinção, mas a tendência é que nos próximos dias as temperaturas voltem a se elevar, a umidade relativa do ar diminua e podemos ter mais uma vez uma sequência de incêndios no bioma”, alerta a tenente-coronel.

A coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), Valesca Fernandes, detalhou a previsão e disse que não deve chover nos próximos dias no Pantanal, com exceção da região de .

Até sábado, o tempo fica firme com sol e variação de nebulosidade com temperaturas entre 11°C e 23°C. Na semana que vem, os termômetros sobem gradativamente atingindo máxima de 34°C e a umidade fica entre 10% e 30%, ou seja, as condições voltam ser favoráveis aos incêndios.

incêndio
Incêndio no Pantanal (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Área queimada

Desde o começo do ano até 9 de julho, 594 mil hectares foram queimados no Pantanal sul-mato-grossense, o que corresponde a 6% do total de 9 milhões de hectares da região pantaneira no Estado.

O aumento chega a 159% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram queimados 229,4 mil hectares – considerada até então, a pior temporada de incêndios. Os números são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do ).

Os focos de calor detectados via satélite chegam a 3.098 de janeiro até 9 de julho, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais). Aumento de 46,8% em relação ao mesmo período de 2020, quando houve 2.111 registros.

Estrutura

Já são 101 dias de Operação Pantanal 2024, período que já contou com a atuação de 516 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul. A mobilização de pessoal tem o apoio do Ibama, ICMbio, PrevFogo, Força Nacional e Forças Armadas. Mais de 400 integrantes que se revezam no combate de acordo com o planejamento das ações.

Ao todo 11 aeronaves são usadas no combate ao fogo, incluindo Air Tractors, helicópteros e o cargueiro KC-390 dos Governos Estadual e Federal. A estrutura ainda conta com 39 veículos, entre caminhonetes, caminhões e lanchas. Lembrando que a estrutura é usada de acordo com a demanda diária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Antes de chegada de frente fria, MS terá final de semana quente, com máximas de 34°C

Polícia Federal prende homem com mais de 100 canetas emagrecedoras contrabandeadas em MS

Onça-pintada resgatada

VÍDEO: Filhote de onça é salvo após “pegar carona” em barco de pescadores no Pantanal

Usuário de drogas fica ferido ao invadir hospital desativado na Av. Afonso Pena

Notícias mais lidas agora

Justiça manda empresa ligada a Neno pagar custas após desistir de ação de R$ 51 milhões sobre loteria estadual

secretários israel

‘Pousando em solo brasileiro’: secretários de MS retornam após serem retidos em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito (Divulgação, Bonito CineSur)

Bonito CineSur abre inscrições para oficinas gratuitas sobre cinema brasileiro

Últimas Notícias

Polícia

Durante suposta briga, jovem é esfaqueado com canivete em Dourados

A vítima foi socorrida por um amigo

Esportes

Proibição de celulares e ‘efeito Calderano’ fazem do tênis de mesa esporte popular em MS

Tênis de mesa, prática pioneira entre descendentes de imigrantes japoneses em MS, ganha popularidade entre jovens

Esportes

Em busca da primeira vitória, Juventude AG recebe o São Miguel pelo Brasileiro de Futsal

Partida acontece nesta sexta-feira (20), às 19h15, na Arena Maracaju. Entrada é gratuita para o público

Cotidiano

Prefeitura de Corumbá entrega carteiras de identidade emitidas em mutirão na segunda-feira

A entrega será a partir das 08h, no CAC