ICMS de compras internacionais sobe para 20% em todo o país a partir de abril de 2025

Decisão foi adotada durante reunião do Comsefaz e passa a valer a partir de 1º de abril do próximo ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Imposto ficou conhecido como taxa das blusinhas (Karina Campos, Midiamax)

Taxa do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre compras internacionais vai subir de 17% para 20% a partir de abril de 2025. A decisão foi adotada durante reunião do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda), realizada na quinta-feira (5), em Foz do Iguaçu, no Paraná, e levou em conta as alíquotas já praticadas em cada estado.

Nas unidades federativas onde alíquota é inferior a 20%, a implementação dependerá de aprovação em assembleias legislativas. Conforme a o Comitê, o objetivo da decisão é “garantir isonomia competitiva entre produtos importados e nacionais promovendo o consumo de bens produzidos no Brasil”.

Segundo o Comsefaz, os estados devem estimular o fortalecimento do setor produtivo interno e ainda ampliar a geração de empregos. O efeito da decisão será a partir do dia 1° de abril de 2025.

Taxa das blusinhas

A taxa sobre compras internacionais passou a ser aplicada no dia 1º de agosto de 2024. A cobrança ficou conhecida popularmente como “taxa da blusinha” por passar a cobrar imposto de compras internacionais.

Até julho deste ano, a tributação ocorria apenas em compras acima de US$ 50.

Conteúdos relacionados

hrms