Helicópteros estrangeiros fretados serão utilizados nos combates aos incêndios no Pantanal

Duas aeronaves já estão em ação no Pantanal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Divulgação/Ibama

Outros cinco helicópteros estrangeiros estão à disposição do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para combate aos incêndios florestais que atingem os biomas brasileiros. De acordo com Governo Federal ao todo, são dez aeronaves preparadas para as operações. Nesta segunda-feira (02), o Ibama recebeu o último dos cinco novos helicópteros fretados: uma aeronave bimotor de grande porte que seguirá para Corumbá, no Mato Grosso do Sul, para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal.

Os outros helicópteros fretados são monomotores. Duas aeronaves já estão em ação no Pantanal (no Mato Grosso do Sul); uma está na região do Parque Indígena do Xingu (no Mato Grosso); e outra está na região do Araguaia (Tocantins). O contrato de fretamento dos monomotores tem duração de quatro meses, enquanto que a aeronave bimotor ficará em posse do Ibama por seis meses e poderá ser utilizada, também, no apoio logístico a operações em diversas regiões do país.

Além de levarem brigadistas e equipamentos, as aeronaves serão utilizadas para o combate às chamas com uso do chamado helibalde. Com este dispositivo, os helicópteros lançam água sobre as chamas por meio de um grande balde acoplado a seu gancho de carga. O bimotor contratado leva vantagem sobre os monomotores no combate aos incêndios, já que seu helibalde pode lançar cerca de 2,5 mil litros de água por vez, enquanto os acoplados aos monomotores lançam de 500 a 800 litros.

Conteúdos relacionados