Frente fria se aproxima de MS e melhora clima no Pantanal
Trégua deve durar só o fim de semana e temperatura volta a subir nos próximos dias
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma frente fria se aproxima de Mato Grosso do Sul e pode trazer chuva no fim de semana, dando uma trégua no clima extremo. Nesta quinta-feira (12), os moradores de Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai, já conseguem respirar mais aliviados devido a aumento na umidade do ar e queda das temperaturas.
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que, às 10h de hoje, o município marca 55% de umidade relativa do ar. Bem diferente dos 13% registrados na quarta-feira (12), quando os termômetros marcavam 40°C. Hoje a temperatura é de 25°C no município.
No mapa de estações meteorológicas do Inmet já é possível ver o impacto da frente fria, que avança não só em Porto Murtinho, como Corumbá e cidades da região sul do Estado. Em Corumbá, a umidade do ar chega a 38%. Já em Sete Quedas a 29%, enquanto Campo Grande tem umidade de 15%.
Tempo só ameniza
Valesca Fernandes, coordenadora e meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), explica que uma nova frente fria já se aproxima do Estado, vinda do Paraguai, contudo, modelos divergentes da possibilidade de chuva na região pantaneira, com maiores chances no sul e sudoeste.
Até sexta-feira (13), as temperaturas podem superar os 40°C no Pantanal, o que eleva o risco de fogo. A umidade relativa do ar varia de 5 a 20%. Já no fim de semana, de sábado (14) a domingo (15), a frente fria muda o tempo. A umidade relativa do ar terá elevação para índices de 50 a 70% e máximas de 24 a 33°C no Pantanal.
“Será um alívio temporário, pois as condições extremas voltam na segunda-feira (16). A frente fria não vai mudar o cenário do Estado”, revela.
Com a expectativa do aumento de nebulosidade, o Estado deve registrar a chuva preta, quando as gotas derrubam a cortina de fumaça que cobre o Estado. Assim, as condições da atmosfera podem aliviar a densidade de fumaça.
A meteorologista indica que nos últimos dias, a fumaça foi transportada de Goiás, além de outros estados brasileiros e países vizinhos. São quilômetros de fumaça. “Por isso as pessoas estão notando o sol alaranjado, é poeira e fumaça”.
Contudo, o Estado permanece no cenário de alerta para risco de incêndios. “A condição da seca estabelecida em MS antes do período chuvoso foi se agravando e piorando”.
Notícias mais lidas agora
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
- Com mudanças no feriado, repartições municipais estarão fechadas a partir desta quinta-feira
- Governo do Estado altera Dia do Servidor Público e decreta ponto facultativo em 14 de novembro
- Duas mulheres e uma adolescente são resgatadas por PMs após ficarem ilhadas em correnteza em Campo Grande
Últimas Notícias
STF julga resolução sobre fechamento de manicômios judiciários
O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar nessa quinta-feira (10) quatro ações diretas de inconstitucionalidade que tentam derrubar a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinou o fechamento dos manicômios judiciários. As ações foram protocoladas pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), além do Podemos…
Cidadania e responsabilidade são temas da Semana de Educação Digital
Live apresentou plataforma de inscrição aos interessados
Cantor foi esfaqueado no tórax e abdômen e durante socorro carro foi cercado por criminosos em Campo Grande
Cantor foi levado para a Santa Casa por amigos
Nobel da Paz: Prêmio vai para Organização japonesa de sobreviventes de bomba nuclear
Nihon Hidankyo, organização japonesa de base de sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, recebeu o prêmio por seus esforços “para alcançar um mundo livre de armas nucleares”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.