Frente fria manteve ambiente favorável para controle de incêndios no Pantanal, avalia Corpo de Bombeiros

Bombeiros ainda enfrentam oito focos de incêndios ativos em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
pantanal
Combate aos incêndios no Pantanal (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Há 132 dias em combate aos incêndios no Pantanal, o relatório diário deste domingo (11) do Corpo de Bombeiros informa que a frente fria que chegou a Mato Grosso do Sul na quinta-feira (11) deixou o cenário favorável para o combate as queimadas.

Apesar das chuvas na sexta-feira (9) tenham contribuído para a redução dos focos, o combate continua significativo em oito focos. O combate se mantém, bem como o trabalho de rescaldo, voltado principalmente a neutralizar brasas incandescentes para que não gerem novos incêndios.

Com a queda da temperatura e a umidade trazia pela chuva, as equipes intensificam essas ações de acordo com um novo planejamento estratégico. Um desses focos está na região de Miranda, próximo à Salobra, e estendeu-se até a BR-262.

Outros focos permanecem ativos nas regiões da Serra do Amolar e próximo de Paiaguás, além de focos de calor nas imediações do Passo da Lontra, na Estrada Parque e um foco na região de Forte Coimbra.

Fazenda Caiman

Em Miranda, próximo à região de Salobra e à BR-262, a chuva registrada na sexta-feira (9) ajudou a reduzir a intensidade dos incêndios nas áreas afetadas. No entanto, ainda há focos.

Os esforços dos militares de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Força Nacional, permanecem e enfrentam desafios devido à região apresentar locais de difícil acesso, especialmente nas proximidades da Fazenda Caiman, onde ainda existem focos de calor ativos.

A equipe continua realizando vistorias e inspeções detalhadas em pesqueiros, pousadas e fazendas para identificar e extinguir troncos incandescentes e brasas subterrâneas. O objetivo é evitar o surgimento de novos focos de incêndio.

Conteúdos relacionados