Em um ano, carros elétricos ganham popularidade e frota cresce 55% em MS

O acumulado em 2024 de emplacamento de elétricos e híbridos já supera em 106% o de 2023

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Carro elétrico
Carro elétrico (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Os carros híbridos ou totalmente elétricos têm se tornado os queridinhos dos sul-mato-grossenses e isso fez a frota crescer 55% em um ano no Estado, de novembro de 2023 para novembro de 2024. O ‘boom’ dos elétricos aconteceu no ano passado e desde então os números continuam crescendo, mas sem tanta expressividade.

Conforme dados do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), o número atual de híbridos e elétricos chega a 4.234 carros em Mato Grosso do Sul. Há um ano, este valor estava em 2.731 veículos, representando um crescimento de frota de 55% em um ano.

Entre abril e novembro de 2023, a categoria teve o maior crescimento: 1.024%, saindo de menos de 300 para quase 3 mil veículos rodando. Entretanto, após essa invasão de carros elétricos no ano passado, 2024 teve um período mais ameno para a categoria – apesar de continuar crescendo.

Por exemplo, de junho para novembro em 2024, o crescimento foi de 11,5%. “O interesse dos brasileiros por veículos elétricos é crescente e irreversível. O consumidor está se familiarizando cada vez mais com as novas tecnologias e se tornando mais consciente dos benefícios ambientais e das vantagens econômicas que estes veículos proporcionam”, opinou o presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Ricardo Bastos, sobre o crescimento dos eletrificados.

carros elétricos
Evolução dos híbridos e elétricos em MS (Arte, Jornal Midiamax)

Popularização

Entretanto, em Mato Grosso do sul, segundo os dados da pasta, apenas Dois Irmãos do Buriti, Paranhos e Angélica não possuem registro de carros elétricos ou híbridos.

Os veículos elétricos têm se popularizado principalmente devido às vantagens ambientais, já que têm potencial para emitir muito menos carbono do que carros movidos a combustíveis fósseis.

E é por isso que as fontes de recarga também importam e podem agregar com energia renovável. Em Campo Grande, há estações de recarga que utilizam energia solar para abastecer os carros elétricos.

energia solar
Carros recarregados com energia solar (Arquivo pessoal)

Marcas mais usadas pelos sul-mato-grossenses

A Toyota Corolla desponta entre os veículos híbridos que mais circulam em Mato Grosso do Sul. Dentre os 7 modelos híbridos e elétricos com mais unidades do Estado, o Corolla e suas variações aparecem mais.

Outro carro que virou sensação e integra a lista é a chinesa BYD, a maior fabricante de eletrificados no mundo. Outras marcas que entram na lista também são a Caoa Cherry, BMW e Mercedes Benz.

Confira:

carros elétricos
Carros elétricos e híbridos em MS (Arte, Jornal Midiamax)

Conforme os últimos dados de emplacamentos de eletrificados híbridos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em outubro, a BYD emplacou mais veículos no Brasil (3.067 unidades).

As demais fabricantes vêm a seguir: GWM (2.286); Toyota (1.506); Mercedes Benz (705); Volvo (534); Caoa Cherry (456); BMW (295); Honda (285); Land Rover (195); e Kia (128). Nos totalmente elétricos, a BYD (4.334) e a GWM (498) lideram a lista, seguido pela JAC (293), em terceiro.

O acumulado neste ano de emplacamento de elétricos e híbridos já supera em 106% o de 2023. No ano passado foram 67.080 veículos com abastecimento elétrico emplacados no Brasil, enquanto em 10 meses de 2024 foram 138.612.

Mapa de recargas

Atualmente, a Capital conta com 22 pontos de recarga de carros elétricos conforme o Plugshare, localizados em concessionárias, lojas de utilidades, shoppings, supermercados e universidades. Em abril de 2023, a UFMS inaugurou um eletroposto de carga rápida, o primeiro do Estado.

De um ano para cá, Campo Grande não recebeu novos pontos. Porém, o mapa cresceu exponencialmente no interior do Estado. De 10 pontos de recarga, o interior saltou para 25 em um ano.

Os novos locais são em Corumbá, Costa Rica, Sidrolândia, Anastácio, Amambai, Glória de Dourados, Ivinhema, Nova Andradina, Bodoquena e dois em Ponta Porã. Dourados e Três Lagoas ganharam um novo ponto cada.

Carro elétrico
O tempo médio de carregamento será de aproximadamente 6 horas (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados