Na próxima quarta-feira (17), às 18h, a população do Mato Grosso do Sul poderá participar da oficina de apresentação do edital do 37º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do Ministério da Cultura.
Em 2024, o Prêmio Rodrigo tem como tema “Visibilidade de Gênero na Economia do Patrimônio”, sendo realizado em parceria com o Ministério das Mulheres.
Serão premiadas ações que tenham como base o envolvimento, a valorização e o empoderamento de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em papéis protagonistas nas redes produtivas do Patrimônio Cultural.
O objetivo do evento é orientar e engajar o público quanto à premiação, difundindo o edital, sanando dúvidas e mostrando os benefícios da participação.
O encontro é aberto ao público e será realizado por meio de plataforma virtual. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail iphan-ms@iphan.gov.br. O evento será conduzido pela Superintendência do Iphan em Mato Grosso do Sul.
Concurso
O 37º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade teve edital lançado no dia 24 de junho. As inscrições seguem abertas até o dia 9 de agosto e podem ser realizadas pelo endereço premiorodrigo.iphan.gov.br.
A premiação reconhece, ao nível nacional, ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural brasileiro.
O concurso contemplará um total de 15 ações exemplares para a preservação e promoção do Patrimônio Cultural brasileiro realizadas entre os anos de 2021 e 2023.
Conforme divulgado, o prêmio é de R$ 30 mil para cada um dos vencedores, como estímulo e forma de reconhecimento ao trabalho desempenhado.
Os interessados podem concorrer a uma das quatro categorias:
- Categoria 1 – Pessoas físicas ou grupos e coletivos não formalizados;
- Categoria 2 – Cooperativas e associações, Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME);
- Categoria 3 – Demais empresas e institutos privados;
- Categoria 4 – Entidades da administração pública direta e indireta municipal, estadual ou federal.
Prêmio Rodrigo
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade tem abrangência nacional. Promovido pelo Iphan desde 1987, o concurso reconhece iniciativas de valorização e preservação do Patrimônio Cultural do Brasil.
O nome do Prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG).
Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil.
Em 1937, esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.
Serviço:
Oficina de apresentação do edital do 37º Prêmio Rodrigo no Mato Grosso do Sul:
- Data: 17/07
- Horário: 18h
- Virtual meet.google.com/idj-zzxy-qqz
- Inscrições pelo e-mail: iphan-ms@iphan.gov.br
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.