Em meio a onda de calor, temperaturas chegam a 41,4°C em Mato Grosso do Sul

Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou seis das dez maiores temperaturas do país

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Calorão em Campo Grande (Henrique Arakaki, arquivo).

Mato Grosso do Sul enfrenta uma nova onda de calor que tem elevado as temperaturas a níveis ‘desérticos’, o que agrava ainda mais a qualidade do ar. Em meio a isso, o Estado tem amanhecido coberto por uma densa fumaça, resultado do aumento de incêndios no Pantanal. Nesta segunda-feira (9), os termômetros chegaram a marcar 41,4°C, em Porto Murtinho, a 437 km de Campo Grande.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade relativa do ar varia entre 12% e 20%, o que intensifica os riscos de incêndios florestais e traz consequências à saúde, como o ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Somente nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul registrou seis das dez maiores temperaturas do país, com destaque para Aquidauana, onde os termômetros atingiram 41,6°C, ficando atrás apenas de Cuiabá, que registrou 42,8°C.

Outras cidades do Estado também sofrem com o calor extremo: Nhumirim no Pantanal marcou 41,4°C, Corumbá 41,0°C, Coxim 40,9°C e Miranda 40,7°C.

As altas temperaturas se devem ao alerta de onda de calor com perigo potencial, emitido para Mato Grosso do Sul, que indica temperaturas pelo menos 5°C acima da média por um período de dois a três dias. O aviso permanece válido até o dia 12 de setembro.

Previsão para a semana

A semana será de extremos em Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima da média e umidade relativa do ar despencando para 5%. Conforme a previsão, a partir desta segunda-feira (9), os termômetros podem ultrapassar os 41°C.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o sol será protagonista, com variação de nebulosidade. As temperaturas máximas devem variar de 38 a 42%.

A previsão indica a continuidade do tempo firme com sol e poucas nuvens no estado de Mato Grosso do Sul. Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que atua como um bloqueio atmosférico, inibindo a formação de nuvens, favorecendo o tempo quente e seco no Estado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

Poste de energia