Em meio a alerta de onda de calor, MS registra cinco das dez maiores temperaturas do Brasil

A maior temperatura do Estado foi registrada em Corumbá, com 39,5°C

Lethycia Anjos – 31/08/2024 – 08:41

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Dica para enfrentar o calor é se manter hidratado. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Mesmo em pleno inverno, as altas temperaturas registradas em Mato Grosso do Sul dão sinais que 2024 será um dos mais quentes dos últimos anos. Somente nas últimas 24 horas Mato Grosso do Sul registra cinco das dez maiores temperaturas do Brasil. Neste sábado (31), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois novos alertas de baixa umidade validos para as 79 cidades do Estado.

Conforme o aviso, a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. Há também risco de incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Nas últimas 24 horas, o Estado registrou cinco das dez maiores temperaturas do país, sendo a maior delas em Corumbá, com 39,5°C. Atrás apenas de Cuiabá, onde o calor chegou a 40,4°C.

Na sequência aparece, Nhumirim no Pantanal (39°C), Aquidauana (39°C), Miranda (38,9°C) e Porto Murtinho (38,8°C).

Mato Grosso do Sul está sob alerta de onda de calor de perigo potencial, que apresenta risco à saúde devido às temperaturas estarem pelo menos 5°C acima da média pelo período de 2 a 3 dias. O aviso segue até a próxima semana, no dia 5 de setembro.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Previsão

calor
Calor em MS (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Na Capital, os termômetros marcam 22°C inicialmente e chegam aos 34°C ao longo do dia. Já a umidade relativa do ar não deve passar dos 45% nos períodos mais frescos do dia, chegando aos 20% nos horários mais quentes.

A recomendação é a de sempre: ingestão de muita água, evitar atividades ao ar livre entre as 10h e às 16h, além de manter a hidratação da pele e dos olhos.

Região norte de MS

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na região norte do Estado, na cidade de Corumbá, a amplitude térmica prevista para esse final de semana impressiona.

A mínima esperada é de 18°C para o sábado (31) e 16°C para o domingo (1º). No entanto, os termômetros podem chegar aos 39°C nesses dias, com umidade relativa do ar podendo alcançar 20%.

Em Sonora, também no norte do Estado, as mínimas ficam entre 19°C e 20°C, mas as máximas chegam a níveis entre 39°C e 40°C.

Região sul de MS

Ao sul de Mato Grosso do Sul, na cidade de Ponta Porã, o calor fica menos intenso, mesmo assim, as máximas superam os 30°C.

No sábado e no domingo, as mínimas previstas estão entre 14°C e 16°C, já as máximas ficam entre 33°C e 36°C. Pode haver chuva isolada no domingo.

Em Dourados, a previsão é que as mínimas fiquem entre 16°C e 17°C e, as máximas, alcancem algo entre 34°C e 36°C.

Região leste de MS

Ao leste do Estado, na cidade de Três Lagoas, o sábado e o domingo devem ser bastante quentes, como na maior parte do Estado.

As máximas podem chegar aos 37°C. A mínima prevista é de 18°C para os dois dias. Além do calor intenso, a umidade do ar também preocupa. O índice pode chegar aos 10% na cidade.

Região oeste de MS

Em Porto Murtinho, no oeste do Estado, há previsão de chuva isolada para o domingo. No entanto, antes disso, o sábado será quente e muito seco, com mínima de 15°C e máxima chegando aos 39°C.

A temperatura sobre leva queda no domingo, quando a mínima prevista é de 14°C e, a máxima, é de 32°C, ou seja, 7°C abaixo da máxima prevista para o sábado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

creches