Ela não vem mais: Umidade afasta chance de chuva em Campo Grande nesta sexta-feira

Frente fria favoreceu chuvas isoladas em Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Calor intenso (Alicce Rodrigues, Midiamax).

O campo-grandense amanheceu esperançoso com a chance de chuva nesta sexta-feira (27), favorecida por uma frente fria, já que a manhã foi nublada. Contudo, o transporte de umidade se afasta de Campo Grande, sem possibilidade de volume considerável ao longo do dia.

Nas análises dos modelos meteorológicos, o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, explica que, ainda na madrugada, sistemas e cavados associados a uma frente fria passam por cidades, entretanto, o transporte de umidade avança em direção ao oceano, de oeste a leste do Estado.

“Campo Grande tem um apontamento, nada assim muito significativo em termos de probabilidade, mas há um apontamento entre quarta (2) e quinta-feira (3). Depois, outro apontamento, talvez com uma maior possibilidade, nos dias 9 e 10 de outubro, pega uma chuva mais geral no Estado”.

Entretanto, a previsão é atualizada diariamente e os modelos podem mudar. “Na primavera os modelos falham muito na previsão, principalmente daquelas chuvas mais isoladas e mais intensas”.

Chuva de 77 milímetros

A frente fria amenizou as temperaturas nesta sexta-feira, contudo, pouca chuva foi registrada nas últimas 24h. Entre todos os municípios, apenas Bataguassu marcou volume considerável, de 77 milímetros.

O monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que 13 cidades marcaram volume acima de 1 milímetro. Outros municípios, como Campo Grande, não alcançaram 0,5 milímetros.

Além de Bataguassu, a região de Angélica chegou a 28,4 milímetros. Em seguida, está Rio Brilhante (9,8 mm) e Bonito (9,8 mm).

Manhã gelada

Apesar de pouca chuva, a manhã foi gelada, com destaque para a região sul do Estado, como Ponta Porã (14,4°C), Sete Quedas (14,6°C), Aral Moreira (14,6°C), Amambai (14,7°C), Caarapó (15°C) e Iguatemi (15,2°C).

Já as regiões norte e Bolsão tiveram valores mais elevados, como em Três Lagoas (22,6°C), Cassilândia (22,9°C), Paranaíba (23,5°C) e Coxim (23,5°C), segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Campo Grande, que marcou nesta semana a maior temperatura do ano, com 39,8°C, amanheceu com frio de 18°C.

Conteúdos relacionados

sol
pantanal