Dupla é flagrada descartando lixo irregular em terreno no Sayonara em Campo Grande 

Dupla foi notificada por uma equipe da Patrulha Ambiental da GCM (Guarda Civil Metropolitana) nesta sexta-feira (29)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Fala Povo)

Dois homens foram flagrados jogando lixo de forma irregular em um terreno na Rua Teófilo Otoni, no Jardim Sayonara, em Campo Grande, no início da tarde desta sexta-feira (29). 

O flagrante aconteceu quando uma equipe da Patrulha Ambiental da GCM (Guarda Civil Metropolitana) realizava rondas preventivas em áreas de descarte na região. Logo, os guardas viram um carro modelo Pampa com dois homens descartando resíduos no terreno. 

Assim, a dupla foi abordada pela GCM, que determinou que os materiais fossem recolhidos imediatamente. 

Diante dos fatos, eles foram autuados e multados. O carro foi checado pela equipe da GCM e não foram encontradas irregularidades. 

Depois, a dupla foi orientada sobre o local correto de descarte de resíduos sólidos e liberada.

Campo-grandenses podem responder criminalmente por descarte irregular de lixo

Desde o dia 11 de novembro, os campo-grandenses flagrados descartando resíduos irregularmente na cidade serão encaminhados para a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), onde poderão responder em esfera administrativa e criminal.

A ação de fiscalização foi pensada como estratégia para coibir os números crescentes de descartes irregulares, já que nos últimos três anos, de 80 pontos de descarte irregular de lixo mapeados, Campo Grande passou a contabilizar 400.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), em parceria com a Semadur (Secretaria Municipal De Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), GCM (Guarda Civil Metropolitana) e Decat.

Como denunciar?

Conforme o secretário da Sisep, Marcelo Miglioli, o apoio dos campo-grandenses é fundamental. Presenciou um descarte irregular? Acione a GCM através do 153. A patrulha mais próxima do local de denúncia se deslocará para realizar o flagrante.

Presenciou um descarte e conseguiu fotografar o autor ou a placa do veículo usado por ele? Acione a Semadur pelo número 156. Isso ajudará a identificar e punir o morador responsável.