Feriado de Finados: Confira o que abre e o que fecha em Campo Grande
Shoppings, mercado e ônibus têm horário de atendimento alterado durante o feriado
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Neste sábado (2), Dia de Finados, os estabelecimentos e repartições públicas alteram o horário de funcionamento no feriado. Para ajudar a se programar, o Jornal Midiamax listou os serviços que abrem e que fecham na data.
Cemitérios
Cerca de 69 mil pessoas visitaram os três cemitérios públicos de Campo Grande, o Santo Amaro, Cruzeiro e Santo Antônio. Os portões serão abertos às 7h e permanecerão abertos até às 17h, com duas missas programadas em cada cemitério — uma pela manhã e outra à tarde.
Segundo a prefeitura, devido ao grande número de visitantes esperado, não será permitida a entrada de veículos nos cemitérios, visando um fluxo mais seguro e organizado.
“A Agência Municipal de Transporte e Trânsito e Guarda Civil Metropolitana, assim com a Semadur, estarão envolvidas como ocorre em todos os anos, para apoiar no controle do trânsito nos arredores dos cemitérios, na segurança e orientação dos visitantes”.
Ônibus
De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o cronograma tem operação especial dos ônibus durante o feriado de Finados em Campo Grande. A tarifa dos coletivos será de R$ 1,90 para os pagamentos realizados com o cartão eletrônico (SMART CARD).
- Linhas com plano de sábados:
- Linhas: 051, 061, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 313, 316, 403, 515, 517, 520 e 522.
- Linhas com plano de segunda a sexta-feira: 222, 229, 503 e 507.
- Linhas Especiais para Cemitérios: 300/Cemitério Jardim da Paz, operando conforme a O.S. 261/23, nos dias 1º e 2 de novembro, para atendimento ao Cemitério da Paz (Saída para Sidrolândia).
Linha 400/Cemitério Santo Amaro, com operação especial conforme a O.S. 147/13. - Veículos Reserva: Haverá três veículos de reserva com tripulação nos terminais, das 5h30 às 8h30 e das 16h às 18h30, além de apoio na Praça Ari Coelho, das 15h às 18h, para atender demandas emergenciais.
Ajustes Operacionais:
“O Consórcio Guaicurus acompanhará o fluxo de passageiros e poderá ajustar a operação conforme a necessidade, especialmente nos horários de pico, que ocorrerão das 4h40 às 8h30, das 10h30 às 13h30 e das 16h às 18h30. Quaisquer alterações adicionais serão autorizadas pelo supervisor de plantão da Agetran”.
Supermercados
Os supermercados de Campo Grande poderão funcionar normalmente, respeitado o direito à folga compensatória de cada trabalhador.
A assessoria jurídica da AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) reforça a importância dos municípios do interior o estado observarem as determinações dos Sindicatos locais, Fetracom ou da Fecomércio-MS.
“A AMAS ressalta que a abertura dos municípios está vinculada as orientações das Convenções Coletivas e Acordos Coletivos de cada região”.
Repartições públicas
Seguindo o calendário, a Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado e do Governo Federal seguem “folga” no feriado e ponto facultativo. O atendimento normal retorna na segunda-feira (4). Vale lembrar que a medida não se aplica aos serviços considerados essenciais, como da saúde.
Bancos
Conforme Fenabran (Federação Brasileira dos Bancos), a decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional.
Os canais digitais estarão funcionando como alternativa para transações bancárias, entretanto, as contas de consumo poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado.
Comércio
As lojas de Campo Grande não poderão abrir no Dia de Finados. A decisão consta na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre o Sindivarejo CG (Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande), Fecomércio MS e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande. O descumprimento pode gerar multa, prevista no instrumento coletivo.
Shoppings
No Shopping Bosque dos Ipês a praça de alimentação e lazer funcionam das 10h às 21h, mesmo horário de domingo, o UCI Cinemas segue conforme programação e as lojas do varejo ficam fechadas, assim como as demais operações de serviços especiais não abrem.
O Shopping Pátio Central não abrirá.
Shopping Campo Grande estará com estrutura disponível para as lojas operarem. O funcionamento das lojas está a critério dos lojistas, seguindo acordo com o sindicato correspondente.
Casa da Saúde
A Casa da Saúde segue a portaria do Governo do Estado. Sem atendimento no feriadão. As atividades voltam no próximo dia útil.
Delegacia
O funcionamento acontece apenas na 4ª Delegacia de Polícia, Depac Centro, Cepol e Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).
As unidades especializadas e de áreas, como as delegacias de bairros, fecham e reabrem em dia útil.
Judiciário
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não funciona aos fins de semana, apenas a escala plantonista. No portal www.tjms.jus.br/plantao, no ícone ‘Plantão’, é possível encontrar os telefones de contato dos plantonistas.
Notícias mais lidas agora
- Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
- Justiça marca audiência em ação que aponta fraude em contratação 3 vezes mais cara feita por Reinaldo
Últimas Notícias
MS poderá criar Passaporte Equestre para regular trânsito de cavalos em eventos
A proposta visa simplificar e organizar o transporte de cavalos utilizados em rodeios, festas de laço, apresentações culturais, turismo e outras atividades
Motociclista adolescente fica ferido após acidente com caminhonete em MS
Vítima foi socorrida pelos Bombeiros e levada para o hospital
Distrito de Anhanduí recebe atendimento itinerante do Detran-MS nesta semana
Agência itinerante será montada na Escola Municipal Isauro Bento Nogueira
Problema recorrente, Unei Dom Bosco tem dia sem água e energia
No último dia 18, Defensoria Pública constatou graves violações aos direitos dos menores infratores
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.