Convênio vai mapear aldeias e oferecer capacitação para indígenas e quilombolas

Os acordos foram assinados entre o Governo de Mato Grosso do Sul, a Embrapa e o Sebrae

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Parcerias firmadas nesta segunda-feira (09), querem oferecer assistência a indígenas e quilombolas de Mato Grosso do Sul a partir de 2025. Está previsto um mapeamento de aldeias e cursos de empreendedorismo.

Os acordos foram assinados entre o Governo de Mato Grosso do Sul, a Embrapa e o Sebrae. O Sebrae vai oferecer o curso Empretec para indígenas e quilombolas, mas no evento de lançamento não especificou número de vagas e datas para a realização.

Já a Embrapa fica responsável pela realização do mapeamento e diagnóstico da condição econômica e sustentável das duas aldeias indígenas da RID (Reserva Indígena de Dourados), compostas pelas aldeias Jaguapiru e Bororó.

O diagnóstico será contínuo por meio de metodologias participativas, garantindo o envolvimento ativo da comunidade em todas as etapas do processo.

Representando os povos indígenas, professor Anderson de Oliveira Mamedio disse que o Empretec vai abrir muitas portas não só para indígenas, mas para o Estado todo.

Eva Patricia Braga representante dos quilombolas, destacou que há muita potência nas comunidades e essas pessoas precisam de capacitação, com programas e editais que funcionam.

“Precisamos que esses convênios sejam ampliados, por que somos hoje mais de 1,2 mil famílias quilombolas. Queremos aquilombar MS”.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados

idoso alzheimer some da rodoviária