Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com PARE quase invisível, moradores cansam de contar acidentes em cruzamento no Monte Castelo

Acidente mais recente terminou com carro na calçada e muro danificado neste final de semana
Victória Bissaco -
PARE apagado no chão é a única sinalização no cruzamento - (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Uma verdadeira dor de cabeça que nem remédio resolve mais. Essa é a situação descrita por moradores do Bairro Monte Castelo, em , mais especificamente na região do cruzamento entre a Avenida Julia Maksoud com a Rua Anita Garibaldi. Isso porque o encontro das ruas está sem sinalização de PARE visível, atrativo para acidentes.

Não é que não há um PARE, até tem, mas é preciso se esforçar bastante para decifrar que o borrão branco no chão algum dia indicou a preferência de quem segue pela Avenida Julia Maksoud. E, na correria do dia a dia, muitos motoristas acabam por não enxergar o sinal.

Essa sinalização está apagada há muito tempo, é o que conta a moradora da Julia Maksoud, Elizabeth Moreira de Amorim, de 72 anos. “Isso confunde os motoristas e acaba causando muitos acidentes. Teve um mês que quase todo dia teve acidente”, relembra.

Elizabeth Moreira de Amorim mora no local há mais de 35 anos – (Foto: Nathalia Alcântara)

A idosa – que está no local há pelo menos 35 anos – explica que a alta velocidade de quem transita pela Julia Maksoud também influencia nos acidentes. “O pessoal aqui vem correndo, não respeita a velocidade de 40 km/h. Além disso, eu acredito que tem muito motorista imprudente, que usa celular enquanto dirige. Acho que também pode influenciar”, conta.

A moradora conta que uma vizinha chegou a recolher algumas assinaturas para juntá-las em um ofício a ser enviado para Agetran, justamente para pedir a colocação do PARE, contudo, não sabe dizer o que virou do processo.

Quem é mais antigo ainda na região também divide do mesmo pensamento: falta uma sinalização no cruzamento. Boaventura Lara Ortiz, que há 40 anos mora no Monte Castelo, explica que o cruzamento está mais movimentado devido a instalação de um semáforo no cruzamento entre a Avenida e a Rua Canaã.

Boaventura Lara Ortiz(Foto: Nathalia Alcântara)

“Um pouco ali mais frente colocaram um semáforo, porque também tinha muito acidente e era bem movimentado aqui. Agora os motoristas passam pela Anita Garibaldi para fugir do semáforo e o fluxo aqui aumentou bastante”, diz.

Questionado se, em algum momento, houve uma sinalização visível, Seu Boaventura relembra que sim. “Tinha até placa, mas não sei como levaram. A que está no chão apagou com o tempo”, afirma.

Acidente recente

Para os moradores mais recentes, o cruzamento também dá dor de cabeça. Uma pedagoga, que mora no local há dois anos e pediu para não ser identificada, disse que os motoristas que não são do Bairro não entendem o fluxo. “Eles não sabem que a Maksoud que é a preferencial e não param na Anita Garibaldi”, conta.

Na manhã deste sábado, o cruzamento foi palco de mais um dos incontáveis acidentes. Dois veículos ficaram destruídos após colisão no ponto conhecido pelos sinistros. Um dos veículos chegou a invadir a calçada.

Carros ficaram danificados com a colisão (Fala Povo Midiamax)

A suspeita é de que um dos condutores tenha avançado a preferencial. Com o impacto, a frente de um Chevrolet ficou destruída. Já o Volkswagen Polo ficou com a lateral e frente danificada, além de invadir a calçada e bater no muro da casa.

Na manhã deste sábado, inclusive, a pedagoga esteve presente no acidente. “Mais um que ocorreu. Fazia tempo que não tinha, deu uma parada, mas agora teve mais um. Quem mais sofre é a vizinha aqui da esquina, que sempre batem no muro dela”.

Muro da casa que foi atingida está danificado – (Foto: Nathalia Alcântara)

Em nota, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que enviará equipe para averiguar a situação do cruzamento. Confira na íntegra:

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) informa que enviará uma equipe de manutenção para reforçar a sinalização na via, porém vale salientar que o que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nos diz que é a preferência de tráfego nos cruzamentos de vias não sinalizadas é do condutor que está à direita, independente do fluxo ou tamanho das vias.

*Matéria atualizada às 10h34 do dia 15 de julho de 2024 para acréscimo de pronunciamento

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
santa casa

Mulher é encontrada caída em banheiro com diversos ferimentos em Campo Grande

Operação Lei Seca aborda 690 veículos e aplica 77 notificações em Campo Grande

Homem é internado na Santa Casa após ser agredido por desconhecido em bar de MS

Náutico e Operário entram em campo para decisão do Estadual Sub-13

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Aparição de Hailey sem aliança reforça rumores sobre divórcio de Justin Bieber

Últimas Notícias

Brasil

Qual foi a origem do fogo no balão que caiu em Santa Catarina?

Região do acidente é conhecida como Capadócia Brasileira

Polícia

Polícia encontra veículo furtado em Bataguassu dentro de condomínio em MS

A ação foi realizada por equipe da Força Tática e BPMRV

Cotidiano

Após mega vazamento de dados, confira passos para proteger informações digitais

Vazamento de dados pode ter atingido mais de 16 bilhões de senhas

Mundo

Após 16 horas de espera, equipe de resgate chega a brasileira que caiu em trilha na Indonésia

A operação deve ser retomada no domingo pela manhã (22)