Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com 65 mortes em MS, Vírus Sindical Respiratório continua em alta, alerta Fiocruz

Friocruz informa que a circulação do VSR (Vírus Sincicial Respiratório) se mantém em valores expressivos de incidência e mortalidade por SRAG
Valesca Consolaro -
SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

O novo Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (11) pela Friocruz, informa que a circulação do VSR (Vírus Sincicial Respiratório) se mantém em valores expressivos de incidência e mortalidade por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda) nas crianças pequenas. No ano, Mato Grosso do Sul soma 65 mortes por SRAG.

A análise destaca também que a mortalidade da SRAG, nas últimas oito semanas, foi semelhante na faixa infantil de 0 a 2 anos e em idosos. Na população idosa, destacam-se as mortes por SRAG associadas ao vírus da gripe, à influenza A e à Covid-19.

Conforme a atualização, seis estados apresentam sinal de aumento do número de casos de SRAG na tendência de longo prazo. São eles: Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Roraima e São Paulo.

Entretanto, o boletim informa que é possível observar uma estabilização ou interrupção do crescimento do número de casos de VSR. O mesmo ocorre com relação à influenza A em alguns estados do Centro-Sul.

SRAG em Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, o boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde), também divulgado hoje (11), mostra que 4.570 notificações de SRAG na última semana, sendo 559 confirmadas para Influenza, 127 do tipo H1N1, 336 H3N2 e 96 não subtipado.

tem o maior número de pacientes hospitalizados pela doença, sendo 46 por H1N1, 146 por H3N2 e 70 sem subtipo.

No geral, as crianças são as principais vítimas hospitalizadas, com 20,6% de casos entre 1 a 9 anos. Em segundo lugar, estão idosos com mais de 80 anos (15,9%), entre 60 e 69 anos (13,2%) e entre 70 e 79 (11,6%).

Mortes por SRAG

Na última semana, duas idosas faleceram por Influenza em Mato Grosso do Sul. O número de óbitos neste ano sobe para 65 no Estado.

Quanto aos óbitos notificados por SRAG ao nível nacional, independentemente de presença de febre, o estudo da Fiocruz mostra que em 2024 foram registrados 5.755 óbitos, sendo 3.158 (54,9%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 2.095 (36,4%) negativos e ao menos 502 (8,7%) aguardando resultado laboratorial.

Entre os positivos, 27,8% são de influenza A, 0,5% de influenza B, 10,2% de vírus sincicial respiratório e 55,7% de Sars-CoV-2 (Covid-19).

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 43,2% de influenza A, 1,3% de influenza B, 17,7% de vírus sincicial respiratório e 21,4% de Sars-CoV-2 (Covid-19).

Imunização contra Influenza

A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais eficazes para se proteger contra essa doença. A vacinação também contribui para a redução da circulação viral na população, protegendo especialmente os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

lidera o ranking estadual com mais vacinados, sendo 74% da população imunizada. Ao todo, 1.924 moradores da região tomaram as doses.

Clique aqui e confira o boletim completo.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
banda natiruts

Natiruts cita produtora errada e empresa cobra retratação em nota de cancelamento de show 

lula

Governo Lula interrompe melhora, tem 28% de aprovação e 40% de reprovação, diz Datafolha

Supermercados e igreja oferecem testes gratuitos de ISTs durante o final de semana

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Notícias mais lidas agora

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

‘Não precisa licitar’: Papy não explica porque dobrou valor de contrato com advogados

Homem é preso em flagrante após agredir ex-companheira em MS

Últimas Notícias

Política

Soraya irá atrás de Lula, Haddad e Lewandowski com relatório da CPI das Bets

Relatório final da CPI das Bets pedia o indiciamento de Virgínia Fonseca, Deolane Bezerra e outras 14 pessoas

Trânsito

Freada em semáforo causa colisão de três carros e fecha trânsito no Aero Rancho

Sinal estava amarelo quando um dos veículos parou e acabou atingido por outro que vinha atrás

MidiaMAIS

Arraial de Santo Antônio começa com caldo e quentão para aquecer o frio e show para embalar a ‘noite dos namorados’

Festa vai até o próximo domingo (15), com início às 17h30 na Praça do Rádio Clube

Mundo

Israel prepara possível ataque a Irã nos próximos dias, potencialmente até domingo

A postura arriscada de Israel visa pressionar o Irã a abrir mão de sua capacidade de enriquecer urânio