MS tem 1,9 mil km de ferrovias subutilizadas ou sem fluxo que podem ganhar revitalização
Da extensão total da linha férrea de MS, 646 quilômetros não apresentam nenhum tráfego no Estado
Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul tem cerca de 2.400 quilômetros de ferrovias administradas pela Rumo Logística, companhia que detém cerca de 14 mil quilômetros de malha ferroviária no país. No entanto, auditoria realizada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) identificou que o transporte ferroviário está subutilizado no Brasil, inclusive em MS.
A ferrovia RMO (Rumo Malha Oeste) tem 1.970 quilômetros que cortam Mato Grosso do Sul, ligando o estado de São Paulo ao território sul-mato-grossense por uma linha que vai até Corumbá, e outra ramificação que vai até Ponta Porã.
Já a ferrovia RMN (Rumo Malha Norte) tem 741 quilômetros. Ela entra em MS pela cidade de Aparecida do Taboado a partir do município de Rubineia (SP), e segue até Mato Grosso, no Terminal de Rondonópolis.
Considerando essas duas malhas, o estudo utilizou dados da ANTT e identificou o cenário descrito abaixo em relação ao fluxo de trens no ano de 2022.
Veja como está o uso das ferrovias em Mato Grosso do Sul
Ou seja, são 1.900 quilômetros subutilizados, com baixo, baixíssimo ou nenhum fluxo de trens. Desses, 646 km não apresentam nenhum tráfego nas linhas férreas.
A subutilização das ferrovias que passam por Mato Grosso do Sul só não se repete na malha norte, na chamada RMN (Rumo Malha Norte).
Nesse caso, 64,5% da malha apresenta fluxo médio e 35,5% registra fluxo alto. Ou seja, nesse trecho circulam de 6 a até mais de 10 pares de trens por dia.
Esse trecho ferroviário faz parte de um dos principais corredores de transporte ferroviário do país, responsável por boa parte do escoamento da produção agrícola de milho, soja, açúcar e farelo de soja, além de insumos agrícolas.
É na malha norte que se encontra o maior terminal de grãos da América Latina, o Terminal de Rondonópolis.
Mapa da malha ferroviária brasileira
Revitalização
O Governo Federal estuda obrigar que concessionárias responsáveis pelas ferrovias brasileiras tenham que indenizar os cofres públicos para que possam renovar seus contratos com a União. A informação é da Folha de S. Paulo.
Nas próximas semanas a ANTT, que fiscaliza essas concessionárias, deve concluir um relatório que detalha como isso deverá acontecer. Com isso, o Ministério dos Transportes deve divulgar em breve como se dará o processo de retomada dos trechos.
De acordo com técnicos do governo, essas indenizações podem gerar cerca de R$ 20 bilhões aos cofres públicos, dinheiro que deverá ser reinvestido no setor ferroviário, conforme o governo.
Ainda segundo a Folha, as concessionárias consideram a alternativa favorável, já que sairia mais caro construir ferrovias novas. Hoje, para cada quilômetro de trilho construído do zero, as estimativas de custo oscilam entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões.
Já cada quilômetro de ferrovia inutilizada atualmente, a indenização média seria de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões, com possíveis variações, dependendo da complexidade de cada caso.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Campo Grande e outras 53 cidades de MS estão na rota de chuvas intensas no fim de semana
- Trabalhador rural morre em hospital depois ser atropelado pelo próprio caminhão
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
- Discussão com ônibus lotado motivou esfaqueamento na Coronel Antonino
Últimas Notícias
Proibição de Bolsonaro ir à posse de Trump repercute na imprensa mundial
Ex-presidente está com o passaporte retido como medida cautelar da investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022
Mais um: segundo ônibus do Consórcio Guaicurus se envolve em acidente neste sábado
Dois ônibus do Consórcio Guaicurus se envolveram em acidentes na manhã deste sábado (18)
VÍDEO: Ônibus do Consórcio Guaicurus bate em poste e assusta moradores no Jardim Morenão
Moradores ficaram sem luz e equipe da Energisa está no local para restabelecer o fornecimento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.