Pular para o conteúdo
Cotidiano

Barragens do Lago do Amor e Atlântico têm risco alto, classifica Imasul

Barragem do Nasa Park escoou toda a água do lago, que atingiu pelo menos 11 propriedades
Fábio Oruê -
lago do amor barragens
Lago do Amor (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Após o rompimento da barragem do lago no loteamento Nasa Park, em , as barragens ganharam as atenções de todos. Nesta sexta-feira (30), o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) divulgou a classificação de três diques em .

Dois deles, as barragens do Lago do Amor e do Atlântico, no Córrego Pontal, estão classificados com alto risco. O órgão esclarece que a classificação não significa risco iminente de rompimento da barragem, mas sim que há necessidade de regularização. 

A terceira barragem, da Águas Guariroba no Córrego Lageado, apresenta baixo risco. Já na classificação por Dano Potencial Associado à barragem, as três barragens apresentam alto risco, segundo publicação do DOE-MS (Diário Oficial de Mato Grosso do Sul).

A classificação é feita em função do potencial de perdas de vidas humanas e dos impactos sociais, econômicos e ambientais em caso de uma possível ruptura da barragem. A seu critério ou por pedido do empreendedor, o Imasul poderá rever a classificação da barragem, com a devida justificativa.

A barragem do Lago do Amor é gerida pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) enquanto a responsabilidade pelo Atlântico é da Incorporadora Atlântico S/S LTDA. Em nota, a Águas Guariroba informou que suas barragens de captação de água são vistoriadas diariamente e que possui um Plano de Segurança de Barragem.

“A Águas Guariroba reforça ainda o compromisso por meio de um Comitê Interno de Segurança das Barragens, que se reúne mensalmente entre colaboradores de diversos setores da concessionária. Todas as informações são constantemente compartilhadas com o poder público”, diz o texto.

Segurança de Barragens

O município de Campo Grande possui 73 barragens registradas no SNISB (Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens), desenvolvido e mantido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

No que se refere às classificações, o sistema considera duas categorias principais para as barragens. A primeira diz respeito à Categoria de Risco, que determina as características construtivas e de manutenção da barragem. Nessa classificação, há duas barragens que apresentam índice médio, 33 casos não classificados e 38 onde a classificação não se aplicaria.

Já o segundo índice é o de Dano Potencial Associado, que indica qual seria o estrago caso a barragem viesse a se romper. Neste caso, há uma barragem que apresenta índice ‘Alto’, uma ‘Médio’, 38 com índice ‘Baixo’ e 33 casos onde o índice não se aplicaria.

Nasa Park

O município de Jaraguari viveu um desastre ambiental com o rompimento da barragem da represa do loteamento Nasa Park. Como consequência, a represa teve toda sua água escoada, criando uma correnteza que atingiu com água e lama 11 propriedades vizinhas, destruindo o ecossistema até alcançar o Rio Botas.

A barragem do Nasa Park foi vistoriada pelo Imasul em 2019, dentro da Política Nacional de Segurança de Barragens, instituída pela Lei Federal Nº 12.334/10. Considerando a legislação, a barragem recebeu classificação Alto para risco e Alto para danos.

E nesse ponto, o Nasa Park estava totalmente irregular. Diferente do que alega a defesa, o empreendimento nunca teve autorização ambiental do Imasul. Na época, o órgão notificou a empresa a regularizar situações que incluíam a necessidade de limpeza, manutenção nas comportas e regularização de fissuras encontradas.

Além dos reparos, foi notificada a fazer revisões periódicas e enviar os relatórios ao Imasul e desenvolver um plano de ação de emergência e de segurança. O Imasul afirma que nunca recebeu relatórios do Nasa Park sobre a regularização da barragem. Por isso, a empresa não foi multada previamente, pois a Lei de segurança de barragem não prevê punições para o descumprimento das notificações.

Confira o antes e depois da barragem do Nasa Park:

*Matéria altera às 18h para acréscimo de nota da Águas Guariroba.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes pede que defesa de Collor apresente documentos para embasar pedido de prisão domiciliar

Posso tomar vacina de gripe e dengue juntas? Entenda quais vacinas podem ser coadministradas

De graça, IFMS oferece 38 cursos de qualificação sobre diversos temas até junho

Grupo vem da Bolívia para evento de música eletrônica e rapaz desaparece em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

congestionamento na BR-060

PRF orienta retorno e rotas alternativas para evitar congestionamento na BR-060 em Sidrolândia

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Vizinhas lincham voluntário que alimenta animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

assis

Deputado entra com ação para barrar recondução de Carlos Alberto de Assis na Agems

Últimas Notícias

Polícia

Gerente de loja é detido após desvio de R$ 100 mil em MS

Funcionário confessou o desvio dos valores e foi levado para a Delegacia de Polícia Civil na manhã desta segunda-feira (28)

Cotidiano

VÍDEO: Fora da tomada, celular explode na cama com jovem dormindo em Campo Grande

Rapaz de 18 anos sofreu queimaduras nas regiões da cabeça e das mãos

Mundo

Tesouro dos EUA anuncia sanções a navios que abastecem Houthis com derivados de petróleo

Esta é a segunda semana consecutiva que o governo norte-americano aplica sanções as empresas proprietárias dos navios

Brasil

Presidente da Câmara diz que comissão especial do IR deverá ser instalada na semana que vem

Projetos da Câmara devem ser aprovados somente no segundo semestre