Até quando vai o frio? Termômetros devem chegar aos 5°C em Mato Grosso do Sul

Previsão ainda indica formação de chuva em vários municípios

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
frio cg
Frente fria deve chegar a MS e derrubar temperaturas (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax, Arquivo)

A prevista frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul. Aos amantes do frio, a notícia é boa, já que tempo gelado se estende até o fim de semana, com mínima de 5°C, principalmente na região sul e fronteira.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o Estado deve registrar condições típicas de inverno com tempo instável devido ao avanço de uma frente fria aliado ao transporte de umidade.

“Há probabilidade para chuvas e queda significativa das temperaturas, com valores que podem ficar entre 5 e 8°C. Não se descarta a possibilidade para a formação de nevoeiro e/ou neblinas”, pontua.

Com isso, entre esta segunda (8) e quinta-feira (11), a previsão indica mudanças no tempo com aumento da umidade relativa do ar, aumento de nebulosidade, probabilidade para chuvas e queda significativa das temperaturas.

Finalmente, vem chuva

Com a condição de tempo mais fechado e possibilidade de chuvas, as temperaturas máximas ficam mais amenas. Com isso, o monitoramento destaca que essa situação atmosférica ocorre devido ao avanço de uma frente fria, aliada ao transporte de umidade e deslocamento de cavados.

Após o longo período de estiagem, meteorologistas preveem maiores acumulados de chuvas. Na segunda e terça-feira e na quinta-feira, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste.

Já na terça-feira (9), os meteorologistas preveem muita nebulosidade com condições para chuvas, resultando em uma pequena amplitude térmica devido ao avanço do ar frio por todas as regiões do Estado. A condição de muita nebulosidade favorece ainda mais a sensação de frio no Estado.

Entre quarta (10) e quinta-feira (11) a aproximação de uma nova frente fria, aliada ao intenso transporte de umidade, deverá reforçar a instabilidade no Estado. Ainda assim, são esperadas chuvas de intensidade fraca a pontualmente moderada, com destaque nas regiões sul, sudeste e sudoeste.

frio

Frio intenso

Estão previstas temperaturas mínimas entre 6 e 10°C e máximas entre 10 e 17°C para as regiões sul, sudoeste, leste e sudeste. Pontualmente, podem ocorrer valores abaixo dos 5°C.

Na região pantaneira, a previsão indica uma trégua das altas temperaturas e do tempo extremamente seco que vem sendo observado no bioma. Existe probabilidade para a ocorrência de chuvas na região, principalmente entre até quinta-feira. No município de Corumbá, as temperaturas mínimas variam entre 11 e 14°C e máximas entre 15 e 22°C.

“Destaca-se que, a previsão de chuvas no Pantanal sul-mato-grossense, pode ser um fator importante para amenizar o tempo seco na região e consequentemente os focos de calor. Contudo, os volumes de chuva previstos, não revertem o cenário de forte escassez hídrica na região”.

Para as regiões norte e bolsão, o tempo deve ficar mais firme com aberturas de sol e aumento de nebulosidade. Entretanto, não se descartam chuvas de intensidade fraca. Em relação às temperaturas, esperam-se mínimas entre 13 e 18°C e máximas entre 23 e 33°C.

Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 10 e 14°C e máximas entre 15-23°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30 e 50 km/h e, ainda assim, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Conteúdos relacionados

fumaça
sol