Pular para o conteúdo
Cotidiano

Até quando vai o frio? Termômetros devem chegar aos 5°C em Mato Grosso do Sul

Previsão ainda indica formação de chuva em vários municípios
Karina Campos -
frio cg
Frente fria deve chegar a MS e derrubar temperaturas (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax, Arquivo)

A prevista frente fria derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul. Aos amantes do frio, a notícia é boa, já que tempo gelado se estende até o fim de semana, com mínima de 5°C, principalmente na região sul e fronteira.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o Estado deve registrar condições típicas de inverno com tempo instável devido ao avanço de uma frente fria aliado ao transporte de umidade.

“Há probabilidade para chuvas e queda significativa das temperaturas, com valores que podem ficar entre 5 e 8°C. Não se descarta a possibilidade para a formação de nevoeiro e/ou neblinas”, pontua.

Com isso, entre esta segunda (8) e quinta-feira (11), a previsão indica mudanças no tempo com aumento da umidade relativa do ar, aumento de nebulosidade, probabilidade para chuvas e queda significativa das temperaturas.

Finalmente, vem chuva

Com a condição de tempo mais fechado e possibilidade de chuvas, as temperaturas máximas ficam mais amenas. Com isso, o monitoramento destaca que essa situação atmosférica ocorre devido ao avanço de uma frente fria, aliada ao transporte de umidade e deslocamento de cavados.

Após o longo período de estiagem, meteorologistas preveem maiores acumulados de chuvas. Na segunda e terça-feira e na quinta-feira, especialmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste.

Já na terça-feira (9), os meteorologistas preveem muita nebulosidade com condições para chuvas, resultando em uma pequena amplitude térmica devido ao avanço do ar frio por todas as regiões do Estado. A condição de muita nebulosidade favorece ainda mais a sensação de frio no Estado.

Entre quarta (10) e quinta-feira (11) a aproximação de uma nova frente fria, aliada ao intenso transporte de umidade, deverá reforçar a instabilidade no Estado. Ainda assim, são esperadas chuvas de intensidade fraca a pontualmente moderada, com destaque nas regiões sul, sudeste e sudoeste.

frio

Frio intenso

Estão previstas temperaturas mínimas entre 6 e 10°C e máximas entre 10 e 17°C para as regiões sul, sudoeste, leste e sudeste. Pontualmente, podem ocorrer valores abaixo dos 5°C.

Na região pantaneira, a previsão indica uma trégua das altas temperaturas e do tempo extremamente seco que vem sendo observado no bioma. Existe probabilidade para a ocorrência de chuvas na região, principalmente entre até quinta-feira. No município de , as temperaturas mínimas variam entre 11 e 14°C e máximas entre 15 e 22°C.

“Destaca-se que, a previsão de chuvas no Pantanal sul-mato-grossense, pode ser um fator importante para amenizar o tempo seco na região e consequentemente os focos de calor. Contudo, os volumes de chuva previstos, não revertem o cenário de forte escassez hídrica na região”.

Para as regiões norte e bolsão, o tempo deve ficar mais firme com aberturas de sol e aumento de nebulosidade. Entretanto, não se descartam chuvas de intensidade fraca. Em relação às temperaturas, esperam-se mínimas entre 13 e 18°C e máximas entre 23 e 33°C.

Em , são esperadas mínimas entre 10 e 14°C e máximas entre 15-23°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30 e 50 km/h e, ainda assim, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe celebra 44 anos com almoço solidário para famílias atípicas em Campo Grande

Jovem é esfaqueado no rosto após discussão com cunhado em Dourados

Homem é encontrado morto com suspeita de atropelamento na BR-163 em MS

depac centro

Homem é agredido por seguranças ao tentar separar briga de clientes em restaurante

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

Missa Páscoa 2022

Confira a programação: Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição do Senhor

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

casas alagadas

Após fortes chuvas, campanha arrecada doações para famílias desabrigadas em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Governo colombiano declara emergência sanitária por alta no número de casos de febre amarela

Desde 2024, já são 77 registros da doença dos quais 35 morreram

Cotidiano

Consultório móvel para cães e gatos da Subea passa pelas Moreninhas nesta semana

Os atendimentos ocorrerão por distribuição de senhas, sendo 5 para consultas e 5 para castração

Polícia

Mulher é agredida com soco na boca e enforcada pelo marido no Tiradentes

Vítima disse que agrediu marido com tapas e arranhões para se defender

Esportes

Piastri larga bem, força erro de Verstappen, vence GP da Arábia Saudita e lidera Mundial da F-1

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, chegou em 18º, fechando um final de semana conturbado