Quem tem perfil ativo no Instagram com certeza foi bombardeado nas últimas semanas com vários solicitações de perfis que divulgam o famoso Jogo do Tigrinho – aplicativo de jogos de azar que promete dinheiro fácil ao usuário. Como um spam, além de irritar os internautas, a situação também expõe a falta de pudor de golpistas e a vulnerabilidade das redes sociais.

Dentre os relatos, estão solicitações de mensagens indesejadas, pedidos de amizade, marcações em publicações promovendo o jogo, além de serem adicionados em grupos de divulgação da plataforma sem autorização ou aviso prévio.

As mensagens e os grupos incluem, geralmente, links de origem muito duvidosa. “Não sei se estou vivendo ou excluindo amizade de BOT do Tigrinho”, publicou uma internauta. Pensando no interesse financeiro dos usuários, os perfis oferecem bônus em dinheiro para aqueles que se associam através do seu link.

golpistas
Contas seguem um padrão no nome de usuário (Reprodução, Redes Sociais)

Especialista em Segurança da Informação, Roger Nascimento ressalta que o desafio de barrar esse assédio é grande e constante. “Empresas como Instagram e WhatsApp dedicam-se constantemente para o desenvolvimento de recursos que automatizem o processo de bloqueio, contudo a ação do usuário ainda é indispensável”, diz ao Jornal Midiamax.

Muitos têm optado por apenas excluir ou recusar o pedido, mas o especialista recomenda que o usuário denuncie aquele perfil de promoção. “Um perfil ou usuário que tem muitas denúncias já é passível de sanções por parte da rede social como o bloqueio e até mesmo a exclusão do perfil”, explica.

Como se proteger dos golpistas?

Para começar, identifique esse tipo de perfil. Os usuários tem nomes com muitos números e letras, geralmente não tem publicações e tem foto do jogo no perfil. Vale lembrar que o Instagram estabelece que as contas de aposta online, jogos de habilidade com dinheiro real ou loterias devem obter a permissão da rede social antes de qualquer divulgação.

Você pode não estar recebendo essas solicitação pois seu perfil é aberto. Ainda assim é possível analisar e remover perfis de spam na sua lista de seguidores.

No Instagram, é possível analisar e remover possíveis contas de spam. No WhatsApp o usuário pode restringir quem pode adicionar sua conta a grupos, além de também ser possível bloquear e denunciar contas ou mensagens.

“Procure não salvar senhas, para acesso direto, em aplicativos financeiros ou que contenham informações pessoais. Não deixe instalado em celular o e-mail utilizado para recuperação de senha e utilize sempre a opção de autenticação de dois fatores”, recomenda Roger.

Engenharia para o roubo de dados

Conforme Nascimento, a principal estratégia destas plataformas é pautada na ambição e sonho do usuário, então ficam abertas as portas para a utilização de Engenharia Social pela manipulação psicológica para controlar as ações de pessoas.

“A partir daí conseguem acesso a dados pessoais, solicitando estes acessos, inclusive, no momento da instalação, por exemplo”, diz Roger. “É muito importante pesquisar pela confiabilidade do aplicativo e não permitir acessos específicos, como execução de outros apps”, acrescenta.

golpistas
(Arte Jornal Midiamax)

Golpistas abusam da falta de regulamentação

Apesar do Governo Federal autorizar o Jogo do Tigrinho, a plataforma ainda está pendente de regulamentação. O jogo é considerado um jogo de azar já que os resultados dependem apenas da sorte.

“Como não existe a regulamentação deste tipo de jogo no Brasil estas empresas utilizam servidores em outros países o que dificulta tanto a fiscalização pelos órgãos responsáveis quanto a identificação da origem”, explica Roger à reportagem.

Segundo o especialista, os aplicativos não validados ou de fontes não confiáveis podem conter códigos maliciosos que acessam recursos ou locais de armazenamentos com dados confidenciais. “[…] muitas vezes com a permissão ‘inconsciente’ do usuário”, afirma.

Os sites costuma solicitar cadastro e até mesmo senhas que podem coletadas para a aplicação de golpes futuros. O Jogo do Tigrinho ganhou fama no Brasil após ser divulgados por muitos influenciadores digitais.