Após gerar caos no trânsito, carreta sai escoltada pelo Centro de Campo Grande

A legislação limita o trânsito de veículos acima de 5 toneladas no Centro de Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Carreta na Afonso Pena
Carreta na Afonso Pena (Layane Costa, Midiamax)

Após causar congestionamento na Avenida Afonso Pena e desligar diversos semáforos, a carreta que atingiu fios de alta tensão na tarde desta terça-feira (1º) saiu escoltada para fora do Centro de Campo Grande. Com o auxílio da Guarda Municipal, que levantou os fios ao longo do trajeto, o motorista retirou o caminhão da área.

O motorista, que preferiu não se identificar, relatou que estava a caminho de São Paulo e tentava acessar o Anel Viário de Campo Grande. No entanto, ao seguir as instruções do GPS e pedir informações a população, acabou se desviando para o Centro da cidade.

No momento do acidente, a carreta, com 24 metros de comprimento e 3,20 metros de altura, subia pela Avenida Afonso Pena quando, no cruzamento com a Rua 13 de Maio, atingiu os fios de alta tensão, desligando os semáforos.

Carretas podem transitar pelo Centro?

Apesar de não ter informado o peso da carga, o veículo não poderia transitar pelas vias do Centro de Campo Grande, uma vez que um decreto municipal limita o estacionamento e o tráfego de caminhões e carretas entre 5,1 e 18 toneladas nessa área.

As normas vigentes estabelecem que:

  • 1) Veículos até uma tonelada (veículo leve) – horário livre;
  • 2) Veículo Urbano de Carga – VUC até de 5,1 toneladas – das 20h às 10h;
  • 3) Veículo transportador de bebidas até 12 toneladas – das 20h às 9h;
  • 4) Veículo Leve de Carga – VLC até 12,5 toneladas – das 20h às 7h;
  • 5) Veículo transportador de caçamba até 16 toneladas – das 20h às 6h 30min; e
  • 6) Veículo Pesado até 18 toneladas – das 20h às 6h.

Já aos sábados, a Prefeitura determinou flexibilização para veículos pesados, ficando autorizada a circulação a partir das 14 horas. Conforme a Agetran, nos domingos e feriados, o fluxo é livre para todos os veículos.

No entanto, o motorista argumentou que não havia placas indicando a proibição do trânsito de caminhões no local. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que ele será notificado pelos danos causados aos fios de alta tensão.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

chuva
chuva