Após fogo destruir vegetação, Lagoa Itatiaia é novamente atingida por incêndio

Na tarde de ontem, a Lagoa Itatiaia ficou encoberta de fumaça devido aos incêndios

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Lagoa Itatiaia
Lagoa Itatiaia (Divulgação, Passeando em Campo Grande)

Um novo incêndio atingiu a área de vegetação da Lagoa Itatiaia, na tarde desta quarta-feira (11), no bairro Tiradentes, em Campo Grande. Este é o segundo dia consecutivo em incêndios afetam o local, que, de acordo com relatos nas redes sociais, podem ter origem criminosa.

Imagens divulgadas na redes sociais mostram as chamas se espalhando por todo o entorno da Lagoa enquanto a fumaça encobre o que restou da vegetação.

Na terça-feira (10), o fogo começou por volta das 13h e resultou em uma densa nuvem de fumaça que assustou quem passava na região. Ponto turístico de Campo Grande, a Lagoa costuma ser um ponto de encontro e de atividades físicas para os moradores do bairro.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar informou o incêndio na vegetação ao entorno da Lagoa Itatiaia, em Campo Grande, atingiu grandes proporções devido ao tamanho da área, intensificado por restos de galhos e troncos de árvore. As chamas iniciaram no dia 10 de setembro com reignição (reacendimento) no dia 12.

“Nossas equipes foram ao local nos dois dias e realizaram o combate com água (2 mil litros) e equipamentos. Sobre as causas do incêndio, o Corpo de Bombeiros Militar não tem como afirmar ser criminoso, pois isso só pode ser confirmado por perícia técnica, porém, a maioria dos incêndios em vegetação é causado por ação humana, o que é considerado crime”.

No caso de reacendimento do foco, a corporação explica que pode ocorrer tanto por brasas que ficam incandescentes, quanto por ação de indivíduos.

Revitalização da Lagoa Itatiaia está paralisada após 4% do serviço executado

A obra de modernização, ampliação e recuperação do espaço esportivo da Lagoa Itatiaia, está paralisada após quase dois meses do início dos trabalhos, com execução de apenas 4% do planejado. A promessa era que o espaço recebesse melhorias como a construção de um palco em alvenaria, mirante, passarela colorida em formato de peixe, passeios no entorno da lagoa, um redário e área de mesas para jogos.

As obras iniciaram em março passado e a previsão de conclusão era em 19 de setembro deste ano. Contudo, conforme publicação no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) do dia 2 de setembro, a interrupção dos serviços ocorreu em 1º de maio deste ano.

O contrato 326/2023 previa o custo de R$ 1.259.875,45, conforme firmado com a Empresa MRL Comércio de Materiais Elétricos e Serviços Ltda. Segundo dados do Portal +Obras, a construção utilizou R$ 44.563,38 do valor, apenas 4% do serviço.

*Matéria atualizada no dia 13 de setembro para acréscimo de retorno do Corpo de Bombeiros

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados