Pular para o conteúdo
Cotidiano

Menino de 6 anos passa mais da metade da vida aguardando cirurgia e é colocado de novo no fim da fila

Menino nasceu com hérnia inguinal, problema se agravou enquanto esperava por procedimento e Sesau diz que é necessário nova classificação
Aline Machado, Jennifer Ribeiro -
Espera é longa por atendimento com especialista (Foto: arquivo Jornal Midiamax)

Depois de passar quase quatro anos na fila por uma cirurgia de hérnia inguinal, um menino, de apenas 6 anos, precisará voltar para o início da lista de espera – que segue em passos lentos, enquanto ele cresce com dores e dificuldade para realizar atividades que antes eram comuns, como correr e brincar.

A família, que mora em , explica que o menino nasceu com hérnia inguinal, passou por cirurgia aos seis meses de vida, fez acompanhamento por um tempo na Santa Casa e recebeu alta médica. No entanto, não demorou muito tempo até que fosse descoberta outra hérnia inguinal. Mesmo com encaminhamento e solicitação médica, o pequenino permaneceu em uma dolorosa espera por procedimento cirúrgico.

Com o passar do tempo, enquanto ele amarga a espera pela cirurgia, o problema se agravou e a única resposta dada à família a respeito do procedimento, era: “Ele está na fila, precisa aguardar”. A situação preocupa os pais.

“É muito complicado porque não temos previsão e enquanto isso, meu filho não pode mais correr e brincar como antes. Ir para escola é muito difícil, sentimos que isso tem atrapalhado muito o desenvolvimento dele e até mesmo a interação com outras crianças porque ele sente dor o tempo todo. Precisa tomar medicação todos os dias para diminuir a dor”, relata o pai.

Procurada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que não é possível seguir o encaminhamento atual e que o menino precisará passar por nova avaliação e, para isso, retornará para o início da fila.

“O paciente deverá passar por uma nova avaliação na unidade de saúde para que a solicitação de cirurgia seja atualizada, considerando a possível alteração na gravidade. Sendo assim, o serviço entrará em contato com a família para marcar a consulta. Após essa avaliação, o mesmo deve ser encaminhado para serviço especializado”, justifica.

Demora começa na espera por consulta com especialista

O drama das famílias começa na espera pela consulta com especialista. Raísa, mãe de um menino de 3 anos, espera há meses para que o filho seja avaliado por um urologista pediatra na rede pública de saúde em Campo Grande.

“Para mim, enquanto mãe, isso é muito difícil. Ver meu filho chorando de dor e não ter o que fazer é muito ruim”, lamenta a mãe.

Entre idas e vindas, melhoras e pioras no quadro de saúde da criança, Raisa buscou uma clínica particular para fazer um ultrassom. Pelas imagens, foi levantada a hipótese de hidrocele e hérnia escrotal, mas ele teria que passar por um especialista em urologia pediátrica que pudesse avaliar os resultados apontados no exame.

No dia 20 de março, última vez que ela levou a criança até a unidade de saúde, foi informada de que precisaria aguardar 120 dias para que um médico especialista pudesse avaliar o filho.

A Sesau confirmou que houve a inserção de uma solicitação para regulação ambulatorial, mas até esta sexta-feira (17), nenhum contato foi feito a respeito da consulta com especialista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional