O que seria mais um dia normal na rotina do Asilo São Francisco, localizado em Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, transformou-se em surpresa: idosos foram surpreendidos com muitos abraços, carinho, doação de materiais de higiene pessoal, brincadeiras e apresentações – tudo pensado com muito afeto pelas crianças do Projeto Patrulha Mirim, da Polícia Militar do município.

Em alusão ao Junho Prata, mês dedicado ao enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, os patrulheiros dedicaram a manhã da sexta-feira (21) para dar atenção a quem possui longa experiência de vida e, por vezes, acaba esquecido pelos familiares e a sociedade: os idosos.

A grande maioria dos vovôs e das vovós que estão no asilo não tem contato com a família e é durante visitas como essas que eles aproveitam para contar suas histórias.

Os alunos interagiram, brincaram, cantaram, presentearam os idosos com kits de higiene pessoal personalizados que eles ajudaram a montar, além de aprenderem muito com essa geração, em uma troca de experiência que nunca irão esquecer e que irão ajudá-los a entender o valor de uma pessoa idosa. As apresentações culturais arrancaram sorrisos e brilho no olhar dos idosos que residem no Asilo.

Na última semana, os alunos do Projeto Patrulha Mirim também visitaram os vovôs e as vovós do CCI (Centro de Convivência dos Idosos) na cidade, com o mesmo objetivo, ensinar aos mais novos a tratar bem os idosos, fomentando o respeito e a proteção mútua entre eles, os sensibilizando desde cedo para o acolhimento e defesa das garantias dos direitos das pessoas idosas, mostrando o quanto a experiência dos avós é importante para o futuro dos mais novos.