Alerta: Bacia do Rio Paraguai se mantém em nível de estiagem em meio a incêndios no Pantanal

De 14 estações hídricas analisadas durante o mês de junho, 12 ficaram abaixo da faixa de normalidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Visão aérea do Porto Geral de Corumbá mostra nível baixo do Rio Paraguai. (Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Enquanto os incêndios avançam na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, a bacia do Rio Paraguai, que banha a região, se mantém em níveis de estiagem preocupantes. Com cenário de altas temperaturas, escassez hídrica e baixa umidade do ar, a preocupação das autoridades é com a instalação de condições propícias para o avanço do fogo na região pantaneira. 

De acordo com balanço do Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo), divulgado nesta segunda-feira (8), nos últimos três dias o nível da bacia do Rio Paraguai está abaixo da cota e com redução do nível a cada dia analisado. O mesmo se repete nas áreas dos rios Aquidauana, Miranda e Cuiabá. 

De 14 estações hídricas analisadas durante o mês de junho, 12 ficaram abaixo da faixa de normalidade para o mês, com altura da água abaixo do esperado.  

Para a próxima semana, aumento da umidade relativa do ar e queda nos termômetros deve trazer chuva para o Estado, mas sem grandes impactos para interferências no aumento do nível dos rios e nas queimadas no Pantanal. 

“A previsão para a semana indica condições típicas de inverno, com tempo instável devido ao avanço de uma frente fria aliado ao transporte de umidade. Há probabilidade para chuvas e queda significativa das temperaturas, com valores que podem ficar entre 5-8°C. Não se descarta a possibilidade para a formação de nevoeiro e/ou neblinas”, antecipou o Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo.

Conteúdos relacionados

sol