A primeira etapa da operação “Meu Bairro Limpo – Todos em Ação contra a Dengue”, realizada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), inspecionou 7,6 mil imóveis e eliminou 300 focos do mosquito Aedes aegypti na região urbana do Anhanduizinho.
A ação intersetorial está prevista para percorrer as 7 regiões urbanas e distritos do município, ao longo dos próximos meses. O objetivo é combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Segundo o balanço parcial da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), de 5 a 12 de março, foram inspecionados 7.635 imóveis, 5.031 materiais inservíveis, potenciais criadouros descartados e 322 focos do mosquito Aedes aegypti identificados e eliminados. A primeira etapa da campanha tem previsão para ser concluída na sexta-feira, dia 15 de março.
Além das visitas domiciliares e inspeção de terrenos, foram disponibilizados dois pontos de descarte temporários. Os moradores podem fazer o despejo de materiais inservíveis nestes locais, que serão posteriormente recolhidos.
Na última semana, a Prefeitura lançou o site oficial da campanha onde estão sendo divulgados os endereços dos pontos de descarte. No endereço eletrônico, também estão orientações sobre quais materiais podem ou não ser despejados nesses locais.
Campo Grande registrou mais de 3 mil casos de dengue em 2024
De 1º de janeiro a 12 de março, Campo Grande registrou ao todo, 3.677 casos de dengue. No mesmo período, não foram reportados casos de zika, e a chikungunya foi confirmada em apenas cinco ocorrências. Esses números seguem após um ano preocupante, em que, ao longo de 2023, foram notificados 17.033 casos de dengue, que resultou em seis óbitos.
Além disso, foram registrados 92 casos de zika e 176 de chikungunya durante o mesmo ano.