VÍDEO: Motorista estaciona em local proibido e bloqueia entrada do instituto de cegos da Capital

Guia rebaixada, faixa amarela e sinalização não foram suficientes para impedir irregularidade

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Carro foi deixado em frente a saído do Ismac. (Foto: Fala Povo)

Episódio registrado em Campo Grande na tarde desta quinta-feira (25) retrata, mais uma vez, o desrespeito às pessoas que vivem com algum tipo de deficiência. Desta vez, motorista estacionou automóvel em frente a porta do Ismac (Instituto Sul-Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas), prejudicando o acesso de centenas de pessoas cegas ou com baixa visão atendidas na unidade. 

“Essa é a única forma que as pessoas têm para adentrarem no instituto para serem atendidas. É guia rebaixada, faixa amarela, tem sinalização e o carro está simplesmente parado tampando a passagem de todas as pessoas atendidas pelo Instituto”, comentou o Thiago Moura, que trabalha no local e acompanha de perto a dificuldade enfrentada pelos alunos.

Imagens feitas por ele mostram carro onda Civic para em frente a calçada, mesmo toda sinalização e orientação na área. A parte traseira do carro ocupa parte do portão por onde passam pessoas e veículos do Ismac. 

“Vários alunos meus já caíram e se machucaram na rua por conta de motoristas irresponsáveis, que não respeitam as vagas destinadas a deficientes físicos. Em alguns casos, eles param em cima do piso tátil na calçada”, acrescenta Thiago.

De acordo com ele, episódios do tipo comprometem a rotina de pessoas em reabilitação. “É muito triste ver esse descaso com as pessoas, precisamos lutar para mudar essa cultura de desrespeito”, finaliza.

Conforme a Lei de Trânsito, estacionar em vaga para pessoas com deficiência rende multa de R$ 293, 47, sete pontos na carteira de habitação e a remoção do veículo.

Conteúdos relacionados