A (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abre nesta segunda-feira (4) o período de inscrição para o Vestibular 2024 e Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva). Ao todo, cerca de 10,5 mil vagas em 125 cursos online e presencial estão em concorrência.

Os interessados têm até 16 de novembro para efetivar a inscrição pelo site ingresso.ufms.br. O calendário distingue as datas das provas, para o vestibular no dia 3 de dezembro e o Passe dia 10, em 11 polos de aplicação. Neste ano, a (Universidade Federal Grande ) cede um espaço para candidatos de Dourados realizaram o exame.

A taxa de inscrição é de R$ 100 e pode ser paga por qualquer banco com a guia emitida no ato do cadastro. A solicitação da isenção da taxa segue aberta até 4 de outubro.

Vagas

Do total de vagas, 5 mil serão oferecidas para dez cursos a distância, que contemplam uma demanda para capacitação profissional em áreas. Nesta edição, dois novos cursos foram inclusos na grade, de ciências biológicas em e pedagogia intercultural indígena em Aquidauana.

O Vestibular UFMS contém o maior número de vagas entre os editais similares – ao todo são 7.376. O conteúdo programático da já foi publicado e deve abordar: linguagens e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e a redação. São 60 questões de múltipla escolha.

O Passe é a segunda chance de ingressar na universidade pública. As provas acontecem no dia 10 de dezembro, com conteúdo programático adaptado ao novo ensino médio. São 1.080 vagas para estudantes do ensino médio, dividido em três etapas:

  • 1º etapa – Os estudantes concluintes do 1º ano do ensino médio regular ou do 2º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos.
  • 2º etapa – Os estudantes concluintes do 2º ano do ensino médio regular ou do 3º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos.
  • 3º etapa – Os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio regular ou do 4º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) está em andamento, com chamadas de inscritos e lista de espera. O processo seletivo é informatizado pelo MEC. São 2.074 vagas para a UFMS.