Pular para o conteúdo
Cotidiano

Turismo de entulho? Moradores de bairros vizinhos ‘visitam’ o Jardim Monte Alegre para jogar lixo

Moradores relatam que é constante movimentação de carros vindos de outras regiões para jogar lixo no local
Monique Faria -
(Kísie Ainoã, Midiamax)

Sofás velhos, sacolas plásticas e restos de materiais de construção, somados a muita poeira, assim se encontra a Avenida Senador Filinto Müller, no Bairro Monte Alegre. Quem reside ao redor já perdeu as esperanças de ver a rua asfaltada e permanentemente limpa. Carros chegam de outras regiões e condutores despejam lixo no acostamento da avenida.

O decorador de eventos, Alexandre Lopes da Silva, de 44 anos, mora na rua Penalva, perpendicular à Avenida Filinto Müller, e afirma ver com frequência caminhonetes e caminhões transportando resíduos sólidos e descartando no meio da rua. “Eles limpam e fica ali, passa um ou dois dias o pessoal passa à noite e joga lixo tudo de novo. Chegam de caminhão e caminhonete e deixam ali”, conta.

Além do volume de lixos, a rua é mal iluminada, deixando o trajeto perigoso para quem precisa transitar por ela. Quando chove, a passagem fica quase impossível para quem precisa sair e entrar em suas casas. “A rua está melhor por causa de cascalhos que os próprios moradores jogam, mas quando chove a coisa fica feia aqui. A rua do lixo [Avenida Filinto Müller] alaga e precisamos dar volta por outras laterais”, comenta Alexandre.

Lixo jogado na Rua Filinto Müller, e situação da rua Penalva. (Kísie Ainoã, Midiamax)

Outra rua próxima, que também sofre com a falta de asfalto, é a Rio Oranges, por onde passa atualmente o da linha 503 – Iracy Coelho. O frentista, Damião Moisés de Moura, de 48 anos, mora há 10 anos na esquina da rua Pentecostes com a Rio Oranges, e diz que já foi prometido asfalto para a rua, mas nunca foi feito. “Já foi criado um grupo de moradores para discutir a questão do asfalto, veio até vereador aqui, mas não resolveu”, explica.

O mesmo ônibus passa pela Avenida Joana D’arc, levantando poeira no trecho sem asfalto. Os moradores da rua também já desistiram de esperar pelo asfaltamento. É o caso do motorista, Joaquim Teixeira de Araújo, de 53 anos, que mora no local há 30 anos. “Você lava a roupa, coloca no varal e já sai suja de casa. Os vizinhos do lado cansaram de esperar, faleceram e não viram mudança”, comenta.

Joaquim Teixeira de Araújo reclama de poeira na Avenida Joana D’arc. (Kísie Ainoã, Midiamax)

Na Rua Baronesa de Itu, a situação é a mesma. Os próprios moradores tiveram que colocar pedregulhos na entrada de suas garagens para entrarem com o veículo. A dona de casa Cleide Oliveira, de 62 anos, comprou o terreno no local há 30 anos, e desde que mora na rua, não dá conta de manter a casa limpa, devido à poeira. “É difícil morar aqui, limpa e quando dá um chuvisco, a poeira vira lama. Os vizinhos da frente queriam até sair daqui. Eu falei com eles que moro aqui há tanto tempo que já perdi a esperança”, afirma.

O Jornal Midiamax entrou em contato com a prefeitura sobre a situação das ruas no bairro Monte Alegre, mas não obteve resposta. O canal segue aberto para manifestações.

Está sabendo de algo que MS precisa saber? Conte pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

Você pode enviar flagrantes inusitados, denúncias, e sugestões com total sigilo garantido pela lei.

Acompanhe nossas atualizações no FacebookInstagram e Tiktok

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados