Três religiosos de MS são ordenados na Igreja Ortodoxa e Dourados terá o primeiro padre casado
Igreja Siríaca Ortodoxa permite que homens casados sejam ordenados padres; patriarca da igreja esteve no Brasil em março e tornou nove religiosos em presbíteros
Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em visita oficial ao Brasil, o Patriarca e Sumo Pontífice da Igreja Siríaca Ortodoxa, Moran Mor Inácio Efrém II, ordenou nove padres, sendo três de Mato Grosso do Sul e os demais do Ceará, Rio de Janeiro e Brasília. Arcebispos, sacerdotes, diáconos, diaconisas e fiéis acompanharam a celebração, realizada em 25 de março.
Os novos presbíteros de Mato Grosso do Sul são Padre Paulo Luciano, Padre Yaqub Sidney e Padre Zokhe Milton.
Assim, o Estado contabiliza atualmente cinco presbíteros. Três estão em Campo Grande, um em Ponta Porã e outro em Dourados.
Conforme explica o Padre Yaqub Sidney, que ficará na Capital, quatro presbíteros do Estado são casados, o que é permitido pela religião antes do ordenamento. Somente o Padre Pedro Faustino, de Ponta Porã, é celibatário na vida religiosa, pois foi ordenado ainda solteiro.
Como a Capital já tinha padres casados, Dourados será a segunda cidade de Mato Grosso do Sul a ter um presbítero da Igreja Siríaca Ortodoxa com vida matrimonial. O Padre Paulo Luciano ficará na Paróquia Missão Sirian Ortodoxa São Pedro e São Paulo.
“É da livre escolha do padre. Temos padres celibatários que são monges, e tem padres casados, mas para ser padre casado precisa ser antes da ordenação”, explica o Padre Yaqub Sidney.
Ele exemplifica que os apóstolos de Jesus foram casados e acredita que a vida conjugal ajuda a abraçar a vida religiosa. O padre é casado há doze anos e tem três filhos com idades de cinco anos, nove e o enteado de quinze anos.
“Ter família, inclusive, acho que me ajuda. A gente quando é casado, geralmente a família acaba abraçando a igreja. A minha esposa e as dos padres Milton e Paulo Luciano são diaconisas da igreja, elas estão a serviço da igreja”, explica Sidney.
Na Igreja Católica Apostólica Romana as mulheres não podem ser padres e nem diaconisas. O diácono é uma pessoa com funções semelhantes aos de padres. Em 2020, o papa Francisco criou uma comissão para estudar sobre a possibilidade do diaconato feminino, porém até o momento não houve mudanças sobre o tema.
Apesar de algumas diferenças entre a Igreja Sirian Ortodoxa e Igreja Católica de Roma, o Padre Yaqub Sidney assegura que as duas vivem em harmonia.
O papa Francisco e o Patriarca Sirian Ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente, Inácio Efrém II, já se encontraram em 2015. Moran Mor Inácio Efrém II é o 123º patriarca da igreja, considerado como sucessor do apóstolo Pedro.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Durante discussão, mulher pula de caminhonete em movimento no interior de MS
A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros com algumas escoriações pelo corpo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.