Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sessão 60+: Projeto de cinema leva interação e cultura a idosos em Campo Grande

Iniciativa faz parte do projeto Cinepalco, que leva sessões de cinema para todo o Brasil
Lethycia Anjos -
Cinepalco
Sessão de cinema (Foto: Divulgação)

Com o intuito de promover a cultura e valorizar a música popular brasileira para pessoas idosas, a SAS (Secretaria de Assistência Social), em parceria com a (Secretaria de Cultura), promoveu uma sessão de especial direcionada a idosos. O Cinepalco consiste em um projeto sociocultural do Cine Experience, uma plataforma de exibição de grandes espetáculos, shows e eventos presenciais em cinemas.

A sessão foi realizada no Centro de Convivência Vovó Ziza, com a exibição do “Clube da Esquina – Os Sonhos não Envelhecem”. Dirigida por Dennis Carvalho, a obra retrata um dos maiores movimentos da música popular brasileira e conta a trajetória artística do cantor Milton Nascimento, descrevendo a amizade e um movimento artístico que entrou para a história.

Para Inês Mongenot, secretária adjunta, eventos como esse incentivam a cultura e a música popular brasileira entre a população.

“O Cine Palco traz uma dinâmica que proporciona um contexto descontraído e diferente, uma oferta que incentiva a cultura por meio da parceria entre a SAS e a Sectur”, disse.

O projeto foi apresentado aos usuários dos Centros de Convivência Vovó Ziza, Elias Lahdo e Edmundo Scheunemann, totalizando 140 idosos.

Para proporcionar uma experiência única, o local foi equipado com uma tela e som de alta definição. Conforme a SAS, o foco é possibilitar o acesso a experiências de manifestações artísticas e culturais, promovendo interação e fortalecimento de vínculos.

Reflexão

Mário Amaral Rodrigues, professor aposentado de 88 anos, faz parte do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do CCI Vovó Ziza há um ano. Para ele, a sessão de cinema trouxe uma reflexão importante sobre a cultura e a música brasileira.

“Valeu muito a pena, voltei ao passado com os relatos de amizades, além de mostrar um pouco do cenário da música brasileira, também conta a história do nosso país, uma reflexão importante nos dias de hoje”, disse.

Joana, aposentada de 66 anos, faz parte do SCFV do CCI Edmundo Scheunemann há quase dois anos e considera eventos como esses fundamentais para promover a interação do grupo e aumentar a autonomia.

“Eu amei o passeio, gostei muito da recepção e o lanche foi maravilhoso. O filme nos fez reviver as histórias da música popular brasileira, estimulando a cultura do nosso país”, disse.

A secretária adjunta da Sectur, Clarice Benites, ressalta que o Cinepalco irá percorrer 40 cidades do . “É um projeto maravilhoso e emocionante que proporciona momentos únicos, trazendo cultura e promovendo socialização”, enfatizou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados