Sem leitos em Campo Grande, bebê de 45 dias aguarda em UPA por transferência para hospital

Henry sofreu crises de bronquiolite e precisa de vaga em CTI (Centro de Terapia Intensiva)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
bebê
Criança está internada na UPA (Foto: Leitor Midiamax)

Já são quase dois dias que Yasmin Godoy Sanches, de 30 anos, não dorme direito por ficar ao lado do pequeno Henry Gael Alves Godoy, recém-nascido de 45 dias, pois, ainda nesta segunda-feira (17), segue internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Moreninhas aguardando vaga em leito de CTI (Centro de Terapia Intensiva), em Campo Grande.

Henry deu entrada na unidade na madrugada do último sábado (15), com sintomas gripais. Passou por raio-x, onde foi diagnosticado um quadro de síndrome respiratória, a bronquiolite. “Estou desesperada. O quadro clínico dele só piora. Ele está na emergência, mas esse vírus em crianças da faixa etária dele pode ser fatal”, lamenta.

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que o paciente está no processo de regulação e, momentaneamente, ainda não há previsão de transferência. Hospitais estão sendo procurados para dar mais celeridade no encaminhamento.

“Cabe ressaltar que o paciente apresenta quadro estável e está recebendo toda a assistência possível na unidade, sendo assistido pelas equipes médicas e de enfermagem”, pontua a nota.

Sem leitos

As diversas internações por síndromes respiratórias causam caos na saúde da Capital. A Santa Casa de Campo Grande ainda aguarda a chegada de equipamentos, pediatras e formalização em contrato por parte da Prefeitura para a abertura de 10 leitos pediátricos de enfermaria. A previsão dada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), na última semana, era que as vagas fossem disponibilizadas de maneira gradativa entre sexta (14) e esta segunda-feira (17).

“No momento, a Prefeitura está ampliando o número de leitos infantis na Santa Casa, através da cedência de mobiliário (leitos) e equipamentos. São 10 novos leitos que devem ser disponibilizados de maneira gradativa entre hoje e a próxima segunda-feira (17). O valor de manutenção destes leitos devem ser pagos conforme a utilização, por meio de um termo aditivo ao convênio já existente com o hospital”, a Sesau garantiu em nota, na sexta-feira.

Entretanto, ainda pela manhã não houve a chegada dos equipamentos, conforme afirmou o hospital filantrópico ao Jornal Midiamax. O espaço prometido para acolher as novas vagas na enfermaria continua disponível para receber os berços, leitos, suporte de pediatras e também a formalização do termo aditivo ao contrato já existente. “Essa ação depende da Sesau cumprir o combinado”, afirmou a assessoria.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados