Mato Grosso do Sul pode ter calor até 60% acima do normal e dias mais secos nos próximos meses

Primeira metade do verão foi marcado por temperaturas amenas e muita chuva no Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
calor-temperatura-previsão
Céu azul e calor em Campo Grande. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Os primeiros dias de 2023 têm sido de temperaturas mais amenas e muita chuva em Mato Grosso do Sul. Mas isso deve mudar, já que a tendência para os próximos meses é de calor e chuvas abaixo da média.

De acordo com prognóstico elaborado pelo Cemtec/MS, entre os meses março e maio a previsão aponta para temperaturas acima da média e chuvas abaixo do esperado. Ou seja, dias mais quentes e secos estão por vir.

Conforme a previsão, deve chover entre 300 e 400 mm em grande parte do Estado no trimestre. Nas regiões do Sul-Fronteira (Ponta Porã) e Pantanal (Corumbá) as chuvas variam entre 400 a 500 mm e 200 a 400 mm, respectivamente.

As chuvas devem ficar entre 40 e 60% abaixo da média histórica nas regiões centro-sul, oeste e leste do estado. Por outro lado, os dias devem ser mais quente que o normal, ou seja, as temperaturas podem ficar 40 e 60% acima do normal, na maioria das regiões do Mato Grosso do Sul.

Carnaval chuvoso no Estado

Os dias de Carnaval em Mato Grosso do Sul devem ser marcados pelo avanço de frente fria, chuvas e temperaturas mais amenas. Os dados estão no Boletim Meteorológico elaborado pelos técnicos do Cemtec/MS.

No sábado (18), a tendência é de tempo mais firme, principalmente no centro-sul do Estado, com temperaturas mínimas mais amenas, entre 15 e 22°C, devido ao avanço do ar frio. A frente fria será a mais intensa, até o momento, em 2023. A partir de domingo (19) até a quarta-feira (22) volta a condição de tempo instável, com chuvas moderadas que localmente podem ser mais intensas.

Conteúdos relacionados

lama