Pesquisa se transforma em aplicativo para informar sobre nutrição e guiar atendimentos em MS
A plataforma “Nutriação de Bolso” já está disponível e contém conteúdos para orientar profissionais da Atenção Primária à Saúde do Estado
Nathália Rabelo –
Fruto de uma pesquisa da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), realizada pelo mestre e nutricionista Gabriel Delmondes, o aplicativo “Nutriação de Bolso” acaba de ser lançado para ajudar no atendimento de pacientes e orientar quanto à importância da alimentação adequada no Estado. A partir de agora, profissionais que atendem à Atenção Primária de Saúde podem levar informações sobre o tema “no bolso” e acessá-las pelo próprio celular.
Assim, toda a estrutura digital (acesse por este link) foi desenvolvida por meio do OCCA (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação) da UFMS em parceria com a SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Segundo os organizadores, o web aplicativo é composto por conteúdos voltados para a orientação de profissionais da APS (Atenção Primária à Saúde) quanto à organização dos cuidados em alimentação e nutrição no dia a dia do serviço, inspirado no documento matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na APS, do Ministério da Saúde. Assim, objetivo é ajudar os profissionais da saúde no diagnóstico e atendimento dos pacientes.
“A equipe do OCCA viu grande potencial no ‘Nutriação de Bolso’ desde o início de seu desenvolvimento, por ser uma ferramenta realmente prática e objetiva para profissionais da APS. Recebemos feedbacks positivos quanto a sua usabilidade e conteúdo, o que possibilita sua validação e aperfeiçoamento. Então, acredito que terá impacto positivo no combate a doenças crônicas por meio das ações de alimentação e nutrição, além da organização do cuidado”, conta Gabriel Delmondes, pesquisador à frente da pesquisa.
Dessa forma, o aplicativo apresenta orientações ao profissional desde ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos e manejo do cuidado como diagnóstico até intervenções medicamentosas e não medicamentosas.
Conforme a responsável pela coordenadoria das Doenças Crônicas da SES, Andréia Ferreira da Costa, a proposta é divulgar o aplicativo ‘Nutriação de Bolso’ dentro das oficinas.
“Na oficina realizada na segunda-feira (7) foram aplicadas as ferramentas Genograma e Ecomapa, como forma de instrumentalizar os profissionais de saúde, também para construção do PTS (Projeto Terapêutico Singular) e durante essa construção foi estimulado o uso do aplicativo. Já tivemos um relato de um município que aplicou para uso dentro do seu território e isso demonstra que o ‘Nutriação de Bolso’ vem proporcionar uma ajuda e uma contribuição para as atividades que os técnicos desenvolvem em seus municípios”, explica.
Testado e aprovado. Essa é a opinião da nutricionista do município de Deodápolis, Karoline Omizolo de Souza. “O aplicativo será de grande valia para a utilização nos atendimentos e também para capacitarmos a nossa equipe. Então termos essas informações de maneira sistematizada e resumida será muito importante para o nosso atendimento no dia a dia”, enfatiza.
Conheça o Web App ‘Nutriação de Bolso’ clicando aqui.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.